Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Aproveitar todas as oportunidades

Há-de haver uns bons quarenta anos, viajava de Londres para Lisboa. A meu lado, no avião, sentava-se um conhecido negociante de tapetes e alcatifas com quem tinha excelentes relações.
Entabulámos conversa. Daí a tempo, o sujeito que ocupava o terceiro lugar da fila, meteu conversa, perguntando: “Do you speak English?”

Ao saber que sim, falávamos inglês, perguntou se éramos portugueses. Obtendo a confirmação aventou que, talvez o pudéssemos ajudar. Era americano e viajava para Portugal em negócios por conta de uma grande cadeia de supermercados. Explicou que na cidade onde trabalhava vivia um grande número de portugueses, clientela importante que desejavam cativar e que, por causa disso, os seus superiores o encarregaram desta viagem. Em breves palavras contou que alguém do topo da hierarquia tinha relações de amizade com uma família portuguesa e ficara encantado com um candeeiro a petróleo, daqueles antigos, todos em vidro incluindo, claro, a chaminé que abrigava a mecha acesa. Ocorreu-lhe então que seria um óptimo brinde para oferecer no Natal aos melhores clientes da tal cadeia de super lojas. Assim, a sua missão era descobrir em Portugal um fornecedor desses candeeiros!

Ficámos a olhar para o homem tentando perceber se falava a sério. Que sim, era verdade e a encomenda que pretendia colocar para ser satisfeita a tempo do Natal – evidentemente – era na ordem dos cinquenta mil candeeiros!

Para meu completo espanto, o meu amigo – negociante de alcatifas e tapetes, sublinho – informou com convicção: “Você está com uma sorte tremenda porque, eu, estou nessa área de negócio.”

Seguiu-se troca de cartões, números de telefone etc. e combinando encontro para daí a dias num hotel de Lisboa.

Eu não disse palavra, pois que havia eu de dizer? Quando recolhíamos as malas perguntei ao meu amigo: “Mas então você percebe alguma coisa de candeeiros de petróleo?”

“Absolutamente nada”, respondeu-me.

Surpreendi-me ainda mais: “Mas… você afirmou ao americano que lhe ia resolver o problema e, ainda por cima, cinquenta mil candeeiros!”

“Pois claro, se fossem cem ou duzentos nem sequer pensava no assunto, agora, por cinquenta mil… meu caro amigo, disse-me com um sorriso largo na cara simpática, hei-de descobrir uma fábrica, ou fábricas que os façam e, pode crer, vou ganhar um bom dinheiro com a comissão.”

Soube depois que assim fora, conseguira o que queria, e o americano fechou o negócio com duas ou três fábricas da Marinha Grande.

(AMA, 2003)

Sem comentários: