Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quinta-feira, 11 de março de 2010

Responsável das celebrações litúrgicas do Vaticano espera «grandes manifestações» em Portugal

Mons. Guido Marini prepara visita do Papa e confessa que em Fátima se vive um clima único

O responsável pelas cerimónias litúrgicas do Vaticano, Mons. Guido Marini, considera que as celebrações presididas pelo Papa em Portugal serão “grandes manifestações de fé e da vida da Igreja”.

Em declarações à ECCLESIA, o mestre de Celebrações Litúrgicas Pontifícias indicou que em Fátima se vive um “clima único”, mas que também os espaços de Lisboa e Porto serão especiais.

“Todos têm a característica de serem grandes praças, pelo que serão celebrações com uma participação muito grande”, assinalou.

Este responsável admitiu que Fátima tem uma característica “singular”, neste conjunto, porque o Santuário é “muito importante, muito significativo em Portugal e também fora do país”.

Em Fátima, Bento XVI irá presidir à recitação do Rosário. A oração começará em Latim e, como habitualmente, as respostas serão nas outras línguas, “certamente com preponderância do português”.

“Acredito que o momento do Rosário será muito bonito e muito tocante, porque terá lugar junto da Capelinha, onde há um clima único”, declara Mons. Marini.

Prevista está também, para dia 13, uma intervenção papal destinada especificamente aos doentes, em Fátima. Além da palavra, o Papa mostrará a sua atenção nos “gestos” e também “no momento muito tocante de bênção eucarística, no final da Missa”.

Após esta celebração, Bento XVI terá um momento de “oração pessoal e silenciosa” junto dos túmulos dos três Videntes, Lúcia, Francisco e Jacinta.

O responsável das celebrações litúrgicas do Vaticano encontra-se em Portugal desde Segunda-feira, para preparar as celebrações a que o Papa irá presidir. É acompanhado pelo Pe. Carlos Cabecinhas, responsável pela Liturgia na Comissão Central Organizadora da visita de Bento XVI.

Bento XVI celebra Missas em Lisboa (dia 11 de Maio, às 18h15, no Terreiro do Paço) e no Porto (dia 14, às 10h15, na Avenida dos Aliados) e preside à Missa da Peregrinação Internacional Aniversária no dia 13, às 10h00, em Fátima.

No dia anterior, 12 de Maio, vai estar na Capelinha das Aparições (17h30) e na oração de Vésperas na Igreja da Santíssima Trindade (18h00), bem como na recitação do Rosário e Procissão de Velas (21h30), sendo a Eucaristia presidida pelo Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado do Vaticano.

“O Papa está presente como sucessor de Pedro, que vem confirmar na fé os seus filhos”, assinala Mons. Guido Marini.

Após ter passado pelo Porto e por Fátima, o mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias termina a visita a Portugal esta Quarta-feira, com uma deslocação a Lisboa.

No regresso ao Vaticano, assegura, será “mais fácil” colocar Bento XVI ao corrente dos preparativos.

(Fonte: site Agência Ecclesia)

Sem comentários: