Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quinta-feira, 11 de março de 2010

Presidente da República visita igreja degradada em Beja

Iniciativa chama a atenção para património religioso abandonado e evidencia papel dos jovens na sua recuperação

O Presidente da República visitará a 12 de Março a igreja de Nossa Senhora ao Pé da Cruz, em Beja, considerado um exemplo do Barroco nacional.

O templo, que entrou em processo de degradação devido à falta de uso e manutenção, simboliza as dificuldades que afectam parte do património religioso no interior do país.

A iniciativa, organizada pelo Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja (DPHAB) e pela Associação de Desenvolvimento Regional Portas do Território, propõe uma reflexão sobre as pontes a estabelecer entre os bens culturais da Igreja e o empreendedorismo jovem.

No Baixo Alentejo tem vindo a concretizar-se uma estratégia para a recuperação das antigas igrejas, muitas das quais já sem utilização permanente.

Na perspectiva dos responsáveis do DPHAB, é preciso promover a abertura do património religioso e mostrá-lo, numa linha de partilha, sublinhando o seu papel na afirmação da identidade regional.

O departamento da diocese de Beja defende igualmente a continuidade dos saberes e das práticas, o que pressupõe a capacidade de trabalhar com os jovens.

O trabalho efectuado nas igrejas históricas do Baixo Alentejo tem dado atenção à colaboração da juventude, através de campos internacionais para a recuperação de monumentos, festivais de música e artes, exposições, encomenda de peças a jovens artistas, actividades de voluntariado e criação de postos de trabalho qualificado, entre outras iniciativas.

A visita presidencial, prevista para as 16h30, insere-se no âmbito da 4.ª jornada do Roteiro para a Juventude, que se realizará a 12 e 13 de Março.

Depois do descerramento de uma placa alusiva ao momento, segue-se a alocução do director do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, José António Falcão.

O programa inclui os depoimentos de Filipe Faísca (designer de moda), Ricardo Carmona (programador cultural), Nuno Afonso (escultor), Fr. José Domingos (responsável pela manutenção do património em paróquias rurais) e Maria Manuel Gantes (técnica superior de turismo, responsável pela abertura ao público de monumentos no distrito de Beja).

O encontro termina com a assinatura dos novos estatutos do DPHAB pelo bispo de Beja, D. António Vitalino Dantas.

(Fonte: site Radio Vaticana)

Sem comentários: