Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quinta-feira, 11 de março de 2010

Bento XVI - um pensamento para o nosso tempo

Agora professor jubilado da Universidade Católica Portuguesa, o Pe. Henrique de Noronha Galvão reúne nesta obra, curta mas densa, um conjunto de trabalhos anteriores. Através deles, somos convocados a entrar na vigorosa vida intelectual de Ratzinger, professor e teólogo, especialmente na base de Santo Agostinho de Hipona, sobre a qual tanto trabalhou.

O conjunto consta de um Prefácio do autor, explicativo do seu trabalho na edição desta obra. Segue-se-lhe um primeiro capítulo intitulado Renovação Teológica Contemporânea (págs. 17-28), que enquadra o ambiente de crescimento intelectual de Bento XVI. Tem especial interesse para especialistas e historiadores da Teologia do século XX. Pode ser omitido por quem quiser passar directamente à glosa sobre o pensamento do Papa, desenvolvido no segundo capítulo: Notas sobre o pensamento de Joseph Ratzinger (págs. 29-59). Trata-se de uma conferência dada na Sociedade Científica da UCP, em 2006, em data pouco posterior à eleição do teólogo como Papa e confiada a um dos seus melhores conhecedores em Portugal. Este é o texto a não perder, se a leitura se destinar especialmente à finalidade que a editora usa como slogan "Compreender o Papa que visita Portugal em 2010".

De especial interesse é ainda o terceiro capítulo Percurso teológico de Joseph Ratzinger, em que aflora o carácter eminentemente pastoral com que desde a primeira hora é conduzido pela disponibilidade de serviço à Igreja e pela sua incansável tarefa de buscar a verdade. Com palavras do autor: " Joseph Ratzinger nunca quis realizar uma obra teológica original, mas colocar-se simplesmente ao serviço da fé da Igreja procurando esclarecê-la e torná-la mais acessível à mentalidade actual através da sua investigação e reflexão" e ainda perto do final do capítulo: "E é sempre o desejo de encontrar a verdade que o leva a tomar a sério todas as posições e ideias, sejam elas defendidas por um simples fiel obscuro ou um grande teólogo. Nunca hesita em entrar abertamente na discussão. Parece-me que essa é a sua forma de mostrar respeito pelo que os outros pensam, ao mesmo tempo que dá primazia ao amor da verdade".

A terminar, Conversão à sabedoria. A actualidade de Santo Agostinho, a última lição do Prof. Noronha Galvão na sua Universidade, em Lisboa. Trata-se da assimilação do grande Padre da Igreja ocidental feita pelo próprio Ratzinger na sua vida e obra, e comunicada de mestre a discípulo. Em Regensburg, o então Prof. Ratzinger dirigiu o doutoramento do aluno português, tendo-se criado a partir daí laços que perduram e se consolidam nas reuniões anuais do Schülerkreis (Círculo de Estudantes). Pela mão do autor da obra, fica-nos o desafio: "Como St. Agostinho realizou no passado e Bento XVI repete nos dias de hoje, é necessário relançar as próprias bases da nossa cultura e civilização. (...) Só a verdade liberta. Mas em cada contexto epocal essa verdade tem de ser reflectida de forma culturalmente convincente".

O Pe. Henrique de Noronha Galvão dá, com esta edição, um importante contributo para que os portugueses conheçam melhor Bento XVI. O que não permite ficar na posição cómoda de quem viu um documentário e julga que esgotou o assunto. Desinstala, convidando implicitamente a uma leitura directa do Papa. As três Encíclicas já publicadas são uma boa via de acesso a todo esse pensamento condensado ao longo da fecunda vida intelectual e pastoral de Ratzinger/Bento XVI.

Ana Amaral

Aceprensa

Sem comentários: