Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Visita do Papa ao Albergue da Caritas diocesana de Roma


Foi um encontro intenso e comovido, não obstante tenha durado pouco mais de uma hora, a visita que o Santo Padre realizou neste domingo de manhã, em Roma, ao Centro da Caritas diocesana, na estação central dos caminhos de ferro, Termini. Uma estrutura criada há 23 anos, inicialmente como albergue nocturno para pessoas sem abrigo, a que entretanto se foram juntando outros serviços como uma cantina e um centro de saúde.
Com esta visita, a poucas semanas da que realizou à Cantina romana da Comunidade de Santo Egídio, o Papa quis também assinalar, pela sua parte, o Ano Europeu de luta contra a pobreza e a exclusão social.

“A minha visita tem lugar no Ano Europeu de luta contra a pobreza e a exclusão social”, promulgado pelo Parlamento Europeu e pela Comissão Europeia. Vindo a este lugar como Bispo de Roma, a Igreja que desde os primeiros tempos do cristianismo preside à caridade, desejo encorajar não só os católicos, mas todos os homens de boa vontade, em particular os que têm responsabilidades na administração pública e nas diversas instituições, a empenharem-se na construção de um futuro digno do homem , redescobrindo na caridade a força propulsora para um autêntico desenvolvimento e para a realização de uma sociedade mais justa e fraterna”.

Evocando o generoso serviço ali desenvolvido por tantos voluntários, Bento XVI sublinhou que estes põem assim em prática as palavras de Jesus: “Tive fome e destes-me de comer, tive sede e destes-me de beber, era estrangeiro e vós acolhestes-me, estava nu e vestistes-me, doente e fostes visitar-me”.

“Caros irmãos e amigos, que aqui encontrais acolhimento, sabei que a Igreja vos ama profundamente e não vos abandona, porque reconhece no rosto de cada um de vós o rosto de Jesus. Ele quis identificar-se de maneira muito particular com aqueles que se encontram na pobreza e na indigência. O testemunho da caridade, que neste lugar encontra uma especial concretização, pertence à missão da Igreja juntamente com o anúncio da verdade do Evangelho.”

Bento XVI fez notar que o homem não tem apenas necessidade de ser nutrido materialmente e ajudado a superar os momentos de dificuldade. Precisa também de saber quem é e de conhecer a verdade sobre si mesmo, sobre a sua dignidade. “A Igreja, com o seu serviço a favor dos pobres, está portanto empenhada em anunciar a todos a verdade sobre o homem, amado por Deus, criado à sua imagem, redimido por Cristo e chamado à comunhão eterna com Ele”.

Este Albergo da Caritas – observou o Papa – “constitui para a Igreja de Roma uma preciosa ocasião para educar nos valores do Evangelho”. Ele “manifesta concretamente que a comunidade cristão, através dos seus próprios organismos e sem prescindir da Verdade que anuncia, colabora utilmente com as instituições civis para a promoção do bem comum”. Bento XVI exprimiu a esperança de esta “fecunda sinergia” se estenda também a outras realidades da Cidade, “em particular nas zonas onde mais se advertem as consequências da crise económica e maiores são os riscos da exclusão social”.

“No seu serviço às pessoas em dificuldade a Igreja é unicamente movida pelo desejo de exprimir a própria fé naquele Deus que é o defensor dos pobres e que ama cada homem por aquilo que é e não por aquilo que possui e realiza. A Igreja vive na história com a consciência de que as angústias e necessidades dos homens, sobretudo dos pobres e de todos os que sofrem, são também as angústias e necessidades dos discípulos de Cristo”.

(Fonte: site Radio Vaticana)

Sem comentários: