Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Tribunal europeu não tem competência para pronunciar-se sobre crucifixos

Os 47 países membros do Conselho da Europa afirmaram que o Tribunal Europeu de Direitos humanos de Estrasburgo não tem competência sobre assunto relacionados à salvaguarda das tradições e cultura nacionais; e portanto não pode proibir que se coloquem crucifixos nas escolas da Itália.

Esta declaração do Conselho da Europa realizou-se na cidade de Interlaken, na Suíça, aonde se discute a reforma do Tribunal Europeu. No texto convida-se a este tribunal a "aplicar de maneira uniforme e rigorosa" os critérios concernentes à sua competência.

O L’Osservatore Romano assinala que "a referência ao recurso da Itália contra uma sentença do Tribunal foi feito explícito na intervenção dos representantes lituanos e malteses. Segundo o ministro da justiça do estado insular, Carmelo Mifsud Bonnici, o Tribunal ‘não é suficientemente sensível’ às ‘características culturais’ que forjam as ‘identidades nacionais’ e um destes casos é a recente sentença ‘contra a Itália’".

Para o Ministro das Relações Exteriores lituano, Maris Riekstins, as sentenças do Tribunal Europeu deveriam ser "claras, precisas, não ambíguas e compreensíveis por todas as partes", o que não aconteceu no caso da "presença obrigatória do crucifixo nas escolas".

Actualmente decorre o recurso contra a sentença de 3 de Novembro de 2009 com o qual o Tribunal Europeu de Estrasburgo proibiu o crucifixo nas salas de aula das escolas está sendo investigado por um painel de cinco juízes que resolverão o caso provavelmente em Março.

(Fonte: ‘Acidigital’ com edição de JPR)

Sem comentários: