Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Não esconder a verdade por muito dolorosa que ela seja

Papa encontra-se com bispos da Irlanda

Abusos cometidos por padres de Dublin sobre menores em debate

Os bispos irlandeses encontram-se com o Papa a 15 e 16 de Fevereiro, depois da reunião realizada no último dia 11 de Dezembro, na sequência da publicação do relatório da Comissão Murphy, a respeito dos abusos cometidos por padres de Dublin sobre menores.

No encontro de Dezembro estiveram no Vaticano o presidente da Conferência Episcopal Irlandesa, cardeal Sean Baptist Brady, arcebispo de Armagh, e Dom Diarmuid Martin, arcebispo de Dublin, para avaliar a situação da Igreja no país depois da publicação do Murphy Commission Report.

O relatório, que descreve detalhadamente os casos de abuso na arquidiocese de Dublin entre 1975 e 2004 e a resposta da Igreja e das autoridades do Estado a estas acusações, foi publicado no dia 26 de Novembro de 2009 por uma comissão de investigação independente, após três anos de indagações supervisionadas pela juíza Yvonne Murphy.

Nessa ocasião, o Papa manifestou a sua intenção de dirigir uma carta pastoral aos fiéis da Irlanda para indicar as iniciativas a serem tomadas em resposta à situação. Após “um cuidadoso estudo do relatório”, Bento XVI manifestou-se “profundamente entristecido e afectado pelo seu conteúdo”.

Os abusos sexuais cometidos contra crianças por sacerdotes irlandeses são "actos particularmente odiosos", disse esta Segunda-feira Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado do Vaticano, falando aos bispos da Irlanda, antes da audiência com o Papa.

(Fonte: site Agência Ecclesia, título da responsabilidade de JPR)

Sem comentários: