Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

D. António Vitalino condena demagogia e «processos infindáveis»

Haiti e valências sociais da Caritas Diocesana são os destinos para a renúncia quaresmal em Beja

O Bispo de Beja, D. António Vitalino, afirmou na sua mensagem quaresmal que “vivemos num tempo de barulho, de palavreado, de demagogia, de processos infindáveis, em que os sofismas das palavras procuram escamotear e ocultar os factos, criando realidades virtuais contra as vítimas reais”.

Para este responsável, “precisamos de escutar os outros, sobretudo as vítimas, os que sofrem, as crianças e mães maltratadas, os pais de família desempregados, as vítimas do tráfico laboral, sexual e de órgãos”.

A mensagem sugere aos católicos “uma Quaresma com hábitos de vida mais austeros, solidários, atentos à Palavra de Deus, ao testemunho de vida de Jesus Cristo e aos que sofrem na pele as injustiças e as crises do presente”.

D. António Vitalino lembra ainda o sismo recente no Haiti, “que vitimou centenas de milhares de pessoas ou deixou muitas em grandes sofrimentos e penúrias”. “Felizmente, muitos procuram socorrer aqueles que sofrem, não os deixando sozinhos, entregues a si mesmos, sem a companhia de quem chore com eles, clame por soluções e as procure”, assinala.

O Bispo de Beja assinala que “a humanidade parece despertar do sono, da ilusão de um progresso sem limites e sem vítimas”.

“O lado bom, solidário, compassivo do ser humano parece ganhar força, deixando de apontar para os outros como os culpados de todos os males e procurando eliminar do próprio coração muitas das causas do afastamento, da discórdia e das injustiças”, constata.

Dirigindo-se aos fiéis de Beja, o Bispo da Diocese alentejana anuncia que parte da renúncia quaresmal de 2010 se destina a “ajudar no alargamento das valências sociais da nossa Caritas Diocesana, sobretudo do refeitório social, do acolhimento dos sem abrigo e da reinserção social e laboral de pessoas recuperadas da toxicodependência e do álcool”.

“Para isso vamos começar já este ano as obras de restauro e adaptação do antigo Paço Episcopal, ao qual vamos dar o nome de Casa Social D. José do Patrocínio Dias, que, a partir de 1922, foi adquirindo, a pouco e pouco, os edifícios contíguos à sua residência, instalando aí os serviços diocesanos”, acrescenta.

A outra metade do montante recolhido servirá para ajudar as vítimas do sismo no Haiti, através da Caritas Internacional.

Na Quaresma de 2009, o destino desta partilha serviu para apoiar cristãos de países de maioria islâmica e atingiu a quantia de 19.498,92 Euros.

(Fonte: site Agência Ecclesia)

Sem comentários: