São Máximo de Turim (?-c. 420), bispo
Sermão 28, PL 57, 587-590; CC Sermão 35, 136-139 (a partir da trad. de Les Pères dans la foi, Migne 1996, pp. 94ss.)
A Origem da Quaresma: acompanhar os catecúmenos até ao seu baptismo, na Páscoa
Depois deste tempo consagrado à observância do jejum, a alma chega, purificada e esgotada, ao baptismo. Recobra então as forças mergulhando nas águas do Espírito; tudo o que tinha sido queimado pelas chamas das doenças renasce do orvalho da graça do céu. Abandonando a corrupção do homem velho, o neófito adquire uma nova juventude [...]. Através de um novo nascimento, renasce outro homem, sendo embora o mesmo que tinha pecado.
Por meio de um jejum ininterrupto de quarenta dias e quarenta noites, Elias mereceu pôr fim, graças à água que veio do céu, a uma seca longa e penosa na terra inteira (1Rs 19, 8; 18, 41). Extinguiu a sede ardente do solo trazendo-lhe uma chuva abundante. Estes factos produziram-se para nos servir de exemplo, para merecermos, após um jejum de quarenta dias, a chuva bendita do baptismo, para que a água que vem do céu regue toda a terra, desde há muito tempo árida, dos nossos irmãos do mundo inteiro. O baptismo, como uma rega de salvação, porá fim à longa esterilidade do mundo pagão. É, com efeito, de seca e de aridez espiritual que sofre todo aquele que não foi banhado pela graça do baptismo.
Através de um jejum do mesmo número de dias e noites, o santo Moisés mereceu falar com Deus, ficar, permanecer com Ele, receber das Suas mãos os preceitos da Lei (Ex 24, 18). [...] Também nós, irmãos muito queridos, jejuamos com fervor durante todo este período, para que [...] também para nós se abram os céus e se fechem os infernos.
(Fonte: Evangelho Quotidiano)
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