Na manhã deste sábado foi apresentado ao Papa o anuário pontifício de 2010. Bento XVI agradeceu a homenagem e mostrou vivo interesse pelos dados ali ilustrados. Da leitura do volume podem deduzir-se algumas novidades relativas á vida da Igreja no mundo a partir de 2009.
A situação numérica dos padres, tanto diocesanos como religiosos continua a mostrar, uma evolução positiva, embora moderada à volta de 1% no período que vai de 2000 a 2008. As religiosas pelo contrario diminuem progressivamente; no mesmo período de referencia a diminuição é de 7,8%.
A distribuição do clero entre continentes, é caracterizada por uma forte prevalência de padres europeus (47,1%), os americanos são 30%; o clero asiático incide num montante de 13,2%, os africanos 8,7% e os da Oceânia 1,2%.
Entre 2000 e 2008 não se modificou a incidência relativa dos sacerdotes na Oceânia; pelo contrário aumentou o peso tanto do clero africano como daquele asiático e dos sacerdotes americanos, enquanto que o clero europeu diminuiu vistosamente de 51,5 para 47,1 %.
Não obstante a sua progressiva diminuição, as irmãs religiosas continuam a ser entre as figuras de agentes religiosos que ajudam na actividade pastoral os bispos e os sacerdotes, o grupo de maior peso numérico . A este propósito o anuário pontifício salienta que os grupos mais numerosos de religiosas professas se encontram na Europa e na América e que as contracções de maior relevo se manifestaram igualmente na Europa e na América além da Oceânia, enquanto que na África e Ásia se verificaram aumentos notáveis, mais 21,2% na África e mais 16,4 % na Ásia que contrabalançam a referida diminuição mas não até ao ponto de a anular.
(Fonte: site Radio Vaticana)
Sem comentários:
Enviar um comentário