Está disponível uma conta para ajudar as vítimas do mau tempo na Madeira, uma iniciativa da Caritas Portuguesa. Dinheiro ou peças de mobiliário serão bem-vindas.
Quem quiser contribuir com um donativo monetário, pode fazê-lo aos balcões do Montepio.
“Basta indicar que gostariam de depositar o seu donativo na conta «Ajuda à Madeira» e será suficiente para que qualquer colaborador possa ajudar”, afirma o presidente da Caritas, Eugénio da Fonseca.
O número da conta é: 0036 0000 99105878243 94.
A recolha de donativos estende-se também aos bens materiais, como mobiliário e utensílios domésticos, que não electrodomésticos.
“Iremos pedir aos portugueses que também entreguem donativos em espécie: mobiliário, roupa de cama, tudo o que seja utensílios domésticos, à excepção de electrodomésticos”, acrescenta Eugénio da Fonseca, que recomenda ainda que os bens sejam entregues “em boas condições”.
Bancos abrem contas de solidariedade
O Banif, de origem madeirense, foi o primeiro, no domingo, mas outros se seguiram: BBVA, BES e Barclays.
O BBVA Portugal abriu uma campanha de solidariedade a favor das vítimas da catástrofe da Madeira. Foi a segunda instituição financeira a fazê-lo.
"O BBVA Portugal não podia ficar indiferente a esta calamidade e disponibiliza desde já uma conta para recolha de donativos destinados a ajudar na reconstrução da ilha", anunciou hoje o banco em comunicado.
A conta do BBVA é: 0019 0001 00200181 689 15.
A conta do Banif, por seu lado, tem "o objectivo de apoiar as vítimas do mau tempo" na Madeira, tendo contribuído, para já, com 50 mil euros.
A conta bancária tem o NIB 0038 0040 50070070771 11 e o título de "Conta Banif Solidariedade Com as Vítimas da Madeira".
Face à situação dramática na Região Autónoma da Madeira, a comissão executiva do Banco Espírito Santo (BES) decidiu criar um plano de apoio, que integra medidas a favor das autarquias afectadas pela intempérie: Funchal, Câmara de Lobos, Ribeira Brava e Santa Cruz.
A saber:
- abertura imediata de uma conta para donativos – “Conta BES Madeira Solidário” (NIB 0007 0000 00834282936 23) – acompanhada de uma campanha de divulgação junto dos clientes do Grupo e dos portugueses em geral;
- contribuição inicial de 500.000 euros do BES para a referida conta;
- criação imediata de uma linha de crédito com spread zero (euribor 6 meses; prazo: 12 anos), no valor de 1,5 milhões de euros para o financiamento de realojamento e reconstrução de habitações e recuperação da actividade económica das micros e pequenas empresas (nomeadamente o comércio local).
A gestão destes recursos será atribuída às Câmaras Municipais, para aplicação de acordo com critérios de prioridade a definir.
O Barclays abriu, também hoje, uma conta para donativos - 0032 0470 00203252260 41 – a favor da Região Autónoma da Madeira.
A conta serve para apoiar o realojamento e os cuidados básicos, sobretudo ao nível da alimentação, vestuário e roupas de cama.
A recolha irá decorrer tanto externa como internamente, tendo-se a equipa do Barclays em Portugal disponibilizado para iniciar desde logo a contribuição para esta causa.
(Fonte: site Rádio Renascença)
Sem comentários:
Enviar um comentário