Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Na Basílica de São Pedro o Papa preside hoje a Missa da noite de Natal; amanhã ao meio dia, a Mensagem natalícia e a bênção Apostólica ‘Urbi et orbi’

Esta noite com inicio ás 22h00 (hora de Roma), o Papa Bento XVI celebrará na Basílica de S. Pedro a Missa da noite de Natal; amanhã ao meio dia da Varanda central da Basílica que dá para a praça de S. Pedro o Santo Padre proferirá a sua mensagem natalícia que se concluirá com a bênção apostólica à cidade de Roma e ao mundo.

O Natal é a única celebração do calendário litúrgico que contempla três eucaristias: a da noite, a da aurora e a do dia. Destas três celebrações, a da noite (do galo) é a que reúne os aspectos históricos e humanos do nascimento de Cristo. Segundo São Gregório Magno a missa da noite comemora o nascimento temporal de Jesus; a da aurora ou do galo, celebra o nascimento de Jesus no coração dos fiéis; a missa do dia ou da festa, evoca o nascimento do Verbo no seio do Pai, ou, “a última vinda de Jesus”. Celebrada à meia-noite, a missa do galo, passou a ser a primeira da sequência litúrgica. Seguia-se-lhe a da «aurora» ou missa de alva (introduzida no século VI) e a missa própria do dia, que no século IV fora a primitiva celebração da festa religiosa do Natal.

(Fonte: site Radio Vaticana)

Sem comentários: