Ao cair da noite desta sexta-feira, 18 de Dezembro, será accionada a iluminação da árvore de Natal da Praça São Pedro, situada, como é tradição, ao lado do presépio instalado junto do obelisco central. Neste ano a árvore foi oferecida pela Bélgica, e provém de uma floresta de Liège, na região da Valónia.
Por volta do meio-dia, Bento XVI recebeu uma delegação proveniente desta região da Bélgica, com as autoridades locais e o bispo de Liège. No discurso de agradecimento que lhes dirigiu, o Santo Padre evocou o simbolismo da árvore iluminada, que – disse – “dá testemunho da verdadeira Luz que vem a este mundo.
“Erguido junto do presépio, este pinheiro manifesta, à sua maneira, a presença do grande mistério presente no lugar simples e pobre de Belém.
Aos habitantes de Roma, a todos os peregrinos, a todos os que se deslocarão à praça de São Pedro através das imagens televisivas de todo o mundo, esta árvore proclama a vinda do Filo de Deus”.
De certo modo - observou o Papa, dirigindo-se à delegação belga da região da Valónia - através deste pinheiro, é o solo da vossa terra e a fé das comunidades cristãs da vossa Região que saúdam o Menino – Deus, Ele que veio fazer novas todas as coisas e chamar todas as criaturas, dos mais humildes aos mais elevados, a entrar no mistério da Redenção, integrando-se nele”. E Bento XVI concluiu assegurando rezar para que as populações daquela região belga “permaneçam fiéis à luz da fé”. “Possa… a Igreja que está na Bélgica, e em especial a diocese de Liège, ser uma terra onde germina com generosidade a semente do Reino que Cristo veio lançar à terra”.
A árvore de Natal oferecida pela Bélgica é um abeto de 30 metros de altura e 7 metros de diâmetro, com idade calculada em 90 anos, e pesa mais de 14 toneladas. Encontra-se decorada com duas mil bolas prateadas e douradas, além de 1500 lâmpadas. Em comunicado divulgado aquando da chegada, a Santa Sé esclareceu que a árvore foi cortada, juntamente com outras, para a manutenção e renovação do bosque, parte de um parque florestal protegido.
A tradição de colocar a árvore de Natal gigante ao lado do grande presépio foi iniciada em 1982 por João Paulo II. Desde então, diferentes regiões da Europa se vêm revezando na oferta de uma árvore, em cada ano.
(Fonte: site Radio Vaticana)
Sem comentários:
Enviar um comentário