Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Bento XVI na Audiência geral de hoje prosseguiu a catequese sobre a Fé e a Razão


Úteis e necessárias as discussões teológicas sempre que tenham como finalidade fazer triunfar a verdade na caridade: Bento XVI na Audiência geral.

Bento XVI considera útil uma sã discussão teológica na Igreja, sobretudo até quando não se tiver pronunciado o Magistério, que permanece um ponto iniludível de referência. Os crentes simples e humildes devem ser tutelados de interpretações teológicas atrevidas que poderiam pôr em perigo a sua fé. Foi o que afirmou Bento XVI durante a audiência geral desta quarta-feira na Praça de S. Pedro, referindo-se a uma disputa teológica antiga que remonta ao século XII entre Bernardo, fautor de uma religião baseada na fé e Abelardo, que a centrava na razão e interpretação filosófica da revelação.

Estas as palavras do Papa em português:

Queridos irmãos e irmãs,

Na semana passada, falei da «teologia monástica» e da «teologia escolástica», que poderemos de certo modo chamar «teologia do coração» e «teologia da razão». Um dos expoentes da primeira foi São Bernardo de Claraval, que via na teologia um auxílio para amar cada vez mais e melhor o Senhor. Intérprete da outra corrente teológica, foi Abelardo, mais empenhado na busca duma compreensão racional dos mistérios da revelação cristã que a fé acredita. Subindo até à nascente divina pelas margens opostas do mesmo rio, estas duas figuras – Bernardo e Abelardo – envolveram-se em vivos debates teológicos, mas acabaram acordando-se no ponto essencial: salvaguardar a fé da Igreja e fazer triunfar a verdade na caridade.

Uma cordial saudação aos peregrinos vindos de Coimbra e de São Paulo, ao grupo de Focolares do Brasil, aos fiéis cristãos da Catedral Nossa Senhora da Conceição em Bragança Paulista com seu Bispo D. José Maria Pinheiro, e à tripulação do Navio-Escola «Brasil» com o seu comandante, que aqui vieram movidos pelo desejo de afirmar e consolidar sua fé e adesão a Cristo, o Senhor dos Navegantes: Ele vos encha de alegria e o seu Espírito ilumine todas as decisões da vossa vida para realizardes fielmente o projecto de Deus a vosso respeito. Acompanha-vos a minha oração e Bênção.


(Fonte: site Radio Vaticana)

Sem comentários: