Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

domingo, 18 de outubro de 2009

África, terra de missão?


Dos 53 países que compõem a África, São Tomé e Príncipe apresenta uma realidade sui generis no caleidoscópio africano. Quando os portugueses chegaram, mais de 500 anos atrás, as duas ilhas que formam este pequeno país eram completamente despovoadas.

Recebendo gente dos mais diferentes lugares, o resultado foi uma cultura mestiça, com base africana e europeia. Essa mestiçagem está presente também na Igreja, pois o bispo é um português, D. Manuel António Mendes dos Santos. Para ele, o mundo começa a recolher os frutos da missão que um dia investiu na África:

"Sobretudo nos últimos tempos está-se a ouvir muito a teologia de que toda a Igreja deve ser missionária e não há umas partes que são missionárias e outras que são missionadas. E eu diria que a África neste momento também é a expressão dessa dupla dimensão. Embora ainda continuando a ser uma terra para onde partem muitos missionários. No entanto, dessa mesma diocese, que está agora a fazer 475 anos, também já temos muitos missionários espalhados por outros lugares."

Missionário é a arte de ensinar, mas também a arte de aprender, como destaca D. Manuel:

"A perspectiva que nós temos de África a meu ver é uma terra que continua a necessitar muito de apoio, de ajuda e de colaboração, mas uma terra em que nós podemos encontrar uma Igreja viva, uma Igreja jovem, uma Igreja que vive com muita alegria a sua fé, e portanto nós também podemos aprender a acreditar no futuro, aprender a alegria de viver, aprender a viver toda uma liturgia com uma alegria espontânea muito grande, etc."

Com Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique, São Tomé e Príncipe integram os PALOP, Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa – idioma falado por mais de 37 milhões de pessoas no continente.


(Fonte: H2O News)

Sem comentários: