O Papa Bento XVI chega amanhã a Praga para uma visita que os católicos do país aguardam com elevada expectativa, segundo garante o Arcebispo de Praga, Cardeal Miloslav Vlk.
Num artigo publicado no “L’Osservatore Romano”, o Cardeal checo recorda a visita de João Paulo II, em 1990, depois da queda do comunismo, confessando um amor ao Papa que “sempre permaneceu intacto até nossos dias em muitos fiéis”.
O Cardeal explicou que “o caminho proposto para a preparação espiritual dos fiéis se apoiou nos três pilares do
Cristianismo: a fé, a esperança e a caridade. Cada um dos bispos preparou cartas pastorais que foram lidas na liturgia dominical. Os temas centrais também foram reflectidos pelos sacerdotes nas suas homilias”.
Em todas as dioceses, os fiéis receberam imagens do Papa com uma oração “para viver a visita num clima de graça, à espera de abundantes frutos para a Igreja e para a sociedade”.
Segundo o Arcebispo Vlk, “a visita do Papa adquire um grande significado”, pelo facto de o país ser “pequeno e, do ponto de vista eclesiástico, numericamente não é significativo”. Nestas circunstâncias, a visita assume “grande valor” e os checos sentir-se-ão “parte integral da Igreja presente em todo o mundo”.
A República Checa é um dos países mais ateus da Europa, com apenas 25% da população a professar alguma religião.
(Fonte: ‘Página 1’ edição de 25.09.2009)
Sem comentários:
Enviar um comentário