Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Apelo dos Patriarcas Ortodoxos à unidade de todas as Igrejas Ortodoxas

“A obrigação de salvaguardar a unidade da Igreja ortodoxa”, “a fé dos nossos Pais”, resolvendo “em espírito de amor e de paz todo e qualquer problema que se apresente nas relações entre nós”: este um dos “compromissos” subscritos pelos Primazes das Igrejas ortodoxas, na mensagem solenemente lido ontem, no final da divina liturgia celebrada na Igreja Patriarcal de São Jorge em Fanar. A mensagem conclui de modo solene um encontro dos Patriarcas Ortodoxos promovido por Bartolomeu I, Patriarca Ecuménico de Constantinopla, para celebrar o Ano Paulino.

Subscreveram a mensagem os Patriarcas maiores das Igrejas ortodoxas de todo o mundo, nomeadamente Aléxis II de Moscovo, Anastasios de Tirana, Teodoro de Alexandria, Inácio de Antioquia e Jerónimo de Atenas. O texto toca diversos temas: a responsabilidade dos cristãos no que diz respeito aos “problemas da humanidade e do mundo”, a tendência de “afastar a religião da vida social”; o progresso científico; o apoio à família e ao matrimónio “em crise”; os jovens.

Esta mensagem surge num momento bastante difícil das relações intra-ortodoxas, em especial entre os Patriarcados de Constantinopla e de Moscovo. Particularmente significativa a passagem em que se afirma que o anúncio da mensagem evangélica “pressupõe a superação dos conflitos internos da Igreja ortodoxa através da renúncia aos extremismos nacionalistas, étnicos e ideológicos do passado. Só deste modo a palavra da Ortodoxia poderá ter um impacto sobre o mundo contemporâneo”.

Os Patriarcas afirmam também “o desejo de uma rápida solução de qualquer anomalia canónica surgida em certas circunstâncias históricas e pastorais, como por exemplo na chamada diáspora ortodoxa, a fim de superar qualquer eventual influência alheia à eclesiologia ortodoxa. Neste sentido – conclui a Mensagem – acolhemos favoravelmente a proposta do Patriarcado Ecuménico de convocar uma Consultação Pan-ortodoxa no próximo ano de 2009”.


(Fonte: site Radio Vaticana)


Recordemo-nos, que recentemente o Santo Padre por mão do Cardeal Arcebispo de Nápoles, Crescenzio Sepe, entregou uma mensagem pessoal ao Patriarca de Moscovo Aléxis II.

Unamo-nos ao Santo Padre e através das nossas orações e peçamos ao Senhor pela unidade das Igrejas Cristãs, nomeadamente as Ortodoxas e Anglicanas, com a Igreja Católico, objectivo difícil, considerado por muitos como impossível, mas ao Senhor nada é impossível, saibamos nós estar à altura dos seus desígnios.

(JPR)

Sem comentários: