Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Rachmaninov Concerto #2

Vamos ajudar a ACEPRENSA em língua portuguesa

Caros amigos(as),

Os tempos estão difíceis para todos nós e o futuro próximo não se apresenta risonho, mas se cada um de nós, na medida das suas possibilidades, contribuir com € 5 estaremos a contribuir para a manutenção e crescimento de órgão de informação católico onde são tratados variadíssimos temas de interesse geral.

Ajudemos a nossa formação e o nosso enriquecimento cultural e religioso, deslocando-nos a uma ATM ou usando o Homebanking transferindo para:

NIB 0035 2180 00016219830 93

Aquilo que estiver ao nosso alcance,

Bem-haja!

JPR

“Conta-lhe tudo o que te acontece, honra-a”

Deves ter uma intensa devoção à nossa Mãe. Ela sabe corresponder com finura aos obséquios que Lhe fizermos. Além disso, se rezares o Terço todos os dias com espírito de fé e de amor, Nossa Senhora encarregar-se-á de te levar muito longe pelo caminho do seu Filho. (Sulco, 691)

Quanto cresceriam em nós as virtudes sobrenaturais se conseguíssemos verdadeira devoção a Maria, que é Nossa Mãe! Não nos importemos de lhe repetir durante todo o dia – com o coração, sem necessidade de palavras – pequenas orações, jaculatórias. A devoção cristã reuniu muitos desses elogios carinhosos na Ladainha que acompanha o Santo Rosário. Mas cada um de nós tem a liberdade de os aumentar, dirigindo-lhe novos louvores, dizendo-lhe o que – por um santo pudor que Ela entende e aprova – não nos atreveríamos a pronunciar em voz alta.

Aconselho-te (...) que faças, se o não fizeste ainda, a tua experiência particular do amor materno de Maria. Não basta saber que Ela é Mãe, considerá-la deste modo, falar assim d'Ela. É tua Mãe e tu és seu filho; quer-te como se fosses o seu único filho neste mundo. Trata-a de acordo com isso: conta-lhe tudo o que te acontece, honra-a, ama-a. Ninguém o fará por ti, tão bem como tu, se tu não o fizeres. (Amigos de Deus, 293)

São Josemaría Escrivá

Comissão de Segurança Social e Família aprovou hoje o Estatuto do Nascituro na Câmara dos Deputados

A Comissão de Segurança Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou hoje o texto substitutivo da deputada Solange Almeida (PMDB-RJ) ao Projecto de Lei 478/07, elaborado pelos deputados Luiz Bassuma (PV-BA) e Miguel Martini (PHS-MG), que cria o Estatuto do Nascituro. O texto define que a vida humana começa na concepção, o que eliminaria a hipótese de aborto em qualquer caso. O texto aprovado pode mudar a legislação para que a mulher vítima de estupro seja proibida de abortar. A proposta segue agora para a votação nos plenários da Câmara e do Senado.

A parlamentar Solange Almeida ressaltou no substitutivo que, desde a concepção, são reconhecidos todos os direitos do nascituro, em especial o direito à vida, à saúde, ao desenvolvimento e à integridade física. "A criança não pode pagar pelo erro dos pais", ressaltou.

A principal mudança em relação à legislação actual, segundo Almeida, é que, se o projecto se transformar em lei, a mulher vítima de estupro não já não poderá abortar.

Hoje, além dos casos de estupro, é assegurado o direito de abortar quando há risco de vida para a mãe.

Votos contrários

O texto, que aproveitou também os projectos apensados (PL 489/07, PL 1763/07 e PL 3748/08), foi aprovado contra os votos dos deputados Dr. Rosinha (PT-PR), Henrique Fontana (PT-RS), Darcísio Perondi (PMDB-RS), Arlindo Chinaglia (PT-SP), Rita Camata (PSDB-ES), Jô Moraes (PCDOB-MG) e Pepe Vargas (PT-RS).

Fontes do Movimento em Defesa da Vida assinalam que é importante “manter a mobilização junto as demais comissões do Congresso e quando da votação em plenário na Câmara e do Senado”.

Para ver a lista de deputados e parlamentares que devem ser contactados para votar pela vida nas seguintes assembleias da Câmara veja também:
http://www.acidigital.com/noticia.php?id=18998

A proposta na íntegra pode ser vista na página da Agência Câmara:
http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/SAUDE/147999-SEGURIDADE-APROVA-ESTATUTO-DO-NASCITURO.html

(Fonte: ‘ACI Digital’ com adaptação de JPR)

Dois "Dias de cultura e espiritualidade russa no Vaticano". Nesta quinta à tarde, concerto oferecido ao Papa pelo Patriarca de Moscovo

Reforçar o diálogo entre ortodoxos e católicos: este o objectivo dos dois “Dias de cultura e espiritualidade russa no Vaticano”, nesta quarta e quinta-feira, 19 e 20 de Maio. Momento culminante será, neste tarde, na Sala Paulo VI, no Vaticano, às 18h locais – um Concerto da Orquestra nacional russa de São Petersburgo, oferecido ao Papa pelo Patriarca de Moscovo e de todas as Rússias, Sua Santidade Cirilo I.

Do programa fazem parte peças de variados compositores russos: Sergey Rachmaninov, Nicolay Rimsky-Korsakov, Modest Musorgskij, Piotr Chaikowsky e o próprio metropolita Hilarion, do qual se executado um “Canto da Ascensão”.

No final, Bento XVI dirigirá a palavra aos presentes.

Na manhã de ontem, quarta-feira, teve lugar um encontro entre o Metropolita Hilarion Alfeev do Patriarcado de Moscovo; o Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Walter Kasper; e o Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, D. Gianfranco Ravasi, que presidiu depois a uma conferência de imprensa. Quando se fala de cultura não se pode prescindir da dimensão espiritual, observou D. Ravasi, enquadrando estes dois Dias de cultura e espiritualidade russo, que (fez notar) ocorrem no ano de centenário, em Dezembro próximo, da morte do grande escritor russo Tolstoj, e que antecipam o ano 2011, dedicado, na Itália, à cultura russa. Dias que marcam uma nova etapa no caminho ecuménico, como frisou o Cardeal Kasper: “Parece-me que justamente este diálogo cultural seja de particular importância e actualidade, quando se fala de diálogo entre Oriente e Ocidente. Muitas vezes já se disse e escreveu que a triste milenária separação entre Oriente e Ocidente não é causada apenas por diferenças teológicas, nem mesmo só por conflitos políticos, mas, sobretudo, por um distanciamento, uma irritação e uma alienação cultural, que hoje, sob o signo da integração entre Oriente e Ocidente Europeus, devemos superar, não no sentido de um nivelamento, mas no sentido de um recíproco enriquecimento, numa comunhão sem fusão ou assimilação. Tal comunhão não é uma realidade separada das outras, mas torna-se num forte testemunho comum da riqueza da cultura europeia e das suas raízes cristãs, hoje, infelizmente, muitas vezes esquecidas ou mesmo negadas e rejeitadas."

Ontem, quarta-feira, à tarde, na paróquia ortodoxa russa de Santa Catarina de Alexandria decorreu um Simpósio tendo como tema “Ortodoxos e Católicos na Europa de hoje. As raízes cristãs e o comum património cultural do Oriente e do Ocidente”, em que intervieram, para além das três personalidades já referidas, o historiador católico André Riccardi (fundador da Comunidade de Santo Egídio) e duas figuras do mundo cultural e político russo, respectivamente Pavel Lungin e Boris Ananiev.

(Fonte: site Radio Vaticana)