Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sábado, 1 de maio de 2010

Tristeza e alegria

Há mais razões e motivos para a alegria que para a tristeza, o muito que recebemos, constantemente, é muito mais que aquilo que, aparentemente, nos falta.

(AMA, 2007.07.20)

QUANTO CUSTA? – Mons. Hugo de Azevedo

Talvez nunca nos tenhamos preocupado tanto com os custos de uma visita papal: quanto custará a de Bento XVI? Só depois o saberemos, e nessa altura, espero, confrontar-se-á com o que rendeu. Já não falo do proveito espiritual e cultural da sua presença, de valor sempre incalculável. Refiro-me ao seu rendimento económico, que também não será de fácil avaliação, pois conta com um voluntariado excepcional, mais abundante e barato do que o de qualquer evento partidário, e porque, gerando mais trabalho, fará lucrar muitas empresas entrosadas no grande acontecimento, com o positivo movimento financeiro daí decorrente. Além disso, virão frutos económicos da imagem que se dará do nosso país, nesses dias tornado centro da atenção mundial. No meio da crise geral, a imagem de um país ordeiro, sereno e alegre, apesar das dificuldades por que passamos, atrairá muita gente «lá de fora» – um país que vale a pena visitar e em que apetece investir.

Para já, a visita está a animar fortemente os meios de comunicação social, fornecendo-lhes um «conteúdo» que vende sempre e bem, sobretudo com as «polémicas» criadas ou empoladas pelos novos moralistas, que ainda ontem repudiavam a homossexualidade e agora a reverenciam; que ontem lamentavam o aborto e hoje o reclamam como um direito; a quem repugna a pedofilia, aplaudindo ao mesmo tempo a educação sexual, que, seguindo as recomendações da União Europeia, começa com experiências libidinosas aos cinco anos. E descobrindo que, afinal, invocam dogmas, quer dizer, verdades absolutas, objectivas e universais, em matéria moral. E lá se vai o seu relativismo e tolerância…

Ou seja: a comunicação social é a primeira beneficiada; simplesmente, avolumando depois qualquer incidente desagradável, para que ela mesma terá contribuído por gosto de sensacionalismo, retirará talvez boa parte da imagem que o nosso povo merece. Apesar disso, o próprio resultado económico será positivo certamente.

Pe. Hugo de Azevedo

A visita pastoral de Bento XVI a Turim neste Domingo, 2 de Maio

Cerca de 100 mil peregrinos esperam o Papa Bento XVI que neste Domingo visita Turim no norte da Itália . Durante a sua permanência na cidade, cerca de 10 horas o Santo Padre encontrar-se-á 4 vezes com os fiéis e proferirá cinco discursos

Durante a manhã celebrará a Santa Missa, à tarde terá um encontro com os jovens, efectuará uma visita á Basílica onde se encontra exposto o Sudário e, em seguida, terá um encontro com os doentes.

(Fonte: site Radio Vaticana)

Tema para reflexão

Tema: Mês de Maria – O Santo Rosário

Rezar o Terço: Em tantos lares portugueses, houve, e ainda há, esse costume de rezar o Terço, em família, diariamente.
Hoje, nestes tempos acelerados em que vivemos, não há muito tempo nem ocasião para que isso se possa fazer, mas, o pai e a mãe, pelo menos, podem encontrar algum momento em que, os dois, juntos, desfiem as contas do Rosário.
Os filhos, sobretudo os mais pequenos, gravarão na sua mente esta devoção dos seus pais ou dos seus avós.
Porque não aproveitar este mês de Maio para começar a fazê-lo?
Pessoalmente, estou convencido, que as grandes revoluções a que ultimamente temos assistido no nosso mundo, das quais a mais significativa terá sido a queda e desmistificação radical do comunismo ateu, se devem aos muitos milhares de homens e mulheres de Portugal e de todo o mundo, que atenderam e têm seguido a mensagem da Senhora.
Quantos milhões de Avé-Marias, em cada dia, em cada hora, cada minuto, subirão ao Céu?!
(AMA, palestra na Meadela, Maio de 1993)

Doutrina: Mandamento do Amor

Não pode separar-se o amor ao próximo do amor a Deus: O maior mandamento da Lei é amar a Deus de todo o coração, e ao próximo como a si mesmo (Cfr Mt 22, 37-40). Cristo fez deste mandamento do amor para com o próximo o Seu mandamento e enriqueceu-o com novo significado, identificando-Se com os irmãos como objecto da caridade, dizendo: sempre que o fizestes a um destes Meus irmãos mais pequeninos, a Mim o fizestes (Mt. 25, 40). Com efeito, assumindo a natureza humana, Ele uniu a Si como família, por uma certa solidariedade sobrenatural, todos os homens e fez da caridade o sinal dos Seus discípulos, com estas palavras: nisto conhecerão todos que sois Meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.
(CONCÍLIO VATICANO II, Decreto Apostolicam Actuositatem, nr. 8)

Agradecimento: António Mexia Alves

Comentário ao Evangelho de Domingo feito por:

Bem-aventurada Teresa de Calcutá (1910-1997), fundadora das Irmãs Missionárias da Caridade
Um caminho simples

«Que vos ameis uns aos outros assim como Eu vos amei.»
Digo sempre que o amor começa em casa. Primeiro está a família, depois a cidade. É fácil fingir amar as pessoas que estão longe; mas é muito menos fácil amar aqueles que vivem connosco ou que estão muito perto de nós. Desconfio dos grandes projectos impessoais, porque o importante são as pessoas. Para se amar alguém, é preciso estar perto dessa pessoa. Toda a gente precisa de amor. Todos nós precisamos de saber que temos importância para os outros e que temos um valor inestimável aos olhos de Deus.

Cristo disse: «Que vos ameis uns aos outros assim como Eu vos amei». E disse também: «Aquilo que fizerdes ao mais pequeno dos Meus irmãos, a Mim o fazeis» (Mt 25, 40). É a Ele que amamos em cada pobre, e todos os seres humanos são pobres de alguma coisa. Disse Ele: «Tive fome e destes-Me de comer, estava nu e vestistes-Me» (Mt 25, 35). Recordo sempre às minhas irmãs e aos nossos irmãos que o nosso dia consiste em passar vinte e quatro horas com Jesus.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)