Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

O pecado original...

Cinge os teus rins como um homem; vou interrogar-te e tu me responderás. Onde estavas quando lancei os fundamentos da terra? (Job 38,3)...

Foi assim que parti no Sábado para uma peregrinação de casais, a pé a Fátima. Sempre debaixo de chuva, mão na mão do meu marido e assim com todos os outros 15 casais, cingimos os rins para procurar a resposta à pergunta que Deus faz a todos os homens e famílias de todos os tempos!

Foram 4 dias de reflexão sobre o sentido da vida, sobre Quem é Deus e onde está Ele na nossa vida. Foram dias de “partir pedra”. Orientados pelo Padre Bernardo Magalhães, foi –nos proposto partir como ateus, como quem nada sabe de Deus, sem “achares” mas ser como crianças que ao nascer não sabem (ainda) nada!

Foram 4 dias, que nos fizeram crescer e acordar para uma realidade que nos afecta todos os dias, o pecado original! Aquele que nos tenta em todos os tempos e todos os lugares. Mas que não tem a última palavra, porque como assim como Deus Pai amou tanto a Humanidade, da qual fazemos parte e não desistiu, assim somos nós por sermos seus filhos, convidados a voltar à origem sem nunca negarmos a liberdade pessoal, património de todo o ser humano e que apenas condicionada Aquele que tudo pode, dá a capacidade de vencermos o Mal.

Conseguir focar onde habita o pecado original, onde está a Árvore da Ciência do Bem e do Mal, neste tempo, para desejar apenas ser alimentados pela Árvore da Vida, que é Jesus Cristo. E assim livres de pressões exteriores, de respeitos humanos, de atitudes politicamente correctas, de poderes aparentemente fortes, mas finitos, temporais para sermos livres, vivermos apenas “agarrados” ao Senhor de toda a Criação, origem e fim de todas as coisas! Sem medos, sem irritações, seguros porque sempre na mira da verdade!

Hoje o pecado original pode ser representado como a "Ideologia do Género", que afinal quer destruir o homem, convencendo-o tal como fez o Demónio com Adão e Eva, de que ele não é mais do que um produto, uma auto-construção, sem identidade ou antes uma identidade auto-fabricada. Que ele é dono de si mesmo!

Foram poucos os dias a caminho, mas foram suficientes para nos deixar inquietos, porque estamos num combate, numa guerra , e alegres porque sabemos perfeitamente de que lado queremos estar. Falta saber onde somos necessários e “certeiros”.

Que grande graça começar assim a Quaresma! Que grande graça o dom da Fé que nos leva tão longe....

Sofia Guedes na sua página no Facebook em março de 2014

Sem comentários: