Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sexta-feira, 7 de março de 2014

«Obrigado, perdão, ajuda-me mais»

Sempre que ocorria algum aniversário importante, D. Álvaro costumava dirigir-se ao Senhor com esta oração: «Obrigado, perdão, ajuda-me mais». É natural supor que também atuasse de modo semelhante na efeméride do seu centenário. Aquelas palavras são uma excelente oração para nos dirigirmos à Santíssima Trindade: agradecendo os benefícios recebidos – são tantos!, muitos mais do que podemos imaginar – ; pedindo perdão pelas nossas faltas e pecados; solicitando a Sua ajuda para continuar a servir, mais e melhor, como servos bons e fiéis. 

Há anos, noutro aniversário desta data, D. Álvaro detinha-se a recordar o tempo decorrido. As suas considerações podem servir-nos para também nós falarmos com Deus, sobretudo quando, seja pelo que for, nos saltem aos olhos as nossas faltas e debilidades de forma mais patente. Eram e são expressões que enchem de esperança. «Ao contemplar o calendário da minha vida, dizia, penso nas folhas passadas. São passadas mas não atiradas ao cesto dos papéis, porque perduram aos olhos de Deus. Tantos benefícios do Senhor! Já antes de nascer me preparou uma boa família cristã, que me proporcionou uma boa formação. Depois, tantos acontecimentos que marcaram a minha existência. Acima de todos, o encontro com o nosso Padre, que mudou por completo a minha vida, de forma muito rápida. E os quase quarenta anos de contacto próximo e constante com o nosso Fundador…» [9].

Também a nós, o Senhor nos acompanha com paciência infinita, durante anos, meses, semanas… perdoando-nos, ajudando-nos, impulsionando-nos. Além disso, embora muitos de vós não tenhais conhecido o nosso Padre enquanto esteve fisicamente entre nós, todos podeis conhecê-lo e estar com ele, graças aos seus escritos e à conversa confiada que, do Céu, quer manter com cada uma, com cada um. Com o espírito do Opus Dei, deixou nas nossas mãos a possibilidade bem concreta de sermos santos, vivendo com profundidade este caminho que o Senhor oferece a muita gente. Com a ajuda de Deus, com a intercessão de Maria Santíssima e de S. José, de S. Josemaria e de tantas pessoas que já o percorreram até ao fim…, póssumus [10], também nós podemos concluir com êxito este percurso.


[9]. D. Álvaro, Notas de uma reunião familiar, 11-III-1991.
[10]. Mt 20, 22.


(D. Javier Echevarría, Prelado do Opus Dei na carta do mês de março de 2014)
© Prælatura Sanctæ Crucis et Operis Dei

Sem comentários: