Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

segunda-feira, 10 de março de 2014

O varão fiel será muito louvado

Vir fidélis multum laudábitur [16], o varão fiel será muito louvado. Com toda a razão podemos aplicar esta frase da Escritura ao queridíssimo D. Álvaro. Assim o fez João Paulo II no telegrama que nos mandou no próprio dia 23 de março de 1994, dia do falecimento de tão bom Pai e Pastor. Enquanto participava a todos os fiéis da Obra os seus mais sentidos pêsames, recordava «com agradecimento ao Senhor, a vida cheia de zelo sacerdotal e episcopal do defunto, o exemplo que sempre deu de fortaleza e confiança na Providência divina, assim como a sua fidelidade à Sé de Pedro e o seu generoso serviço eclesial como íntimo colaborador e benemérito sucessor de (…) Josemaria Escrivá» [17].

Outro grande aniversário que nos fala desta virtude cristã é, no fim do mês, o da ordenação sacerdotal do nosso Fundador. Naquele 28 de março de 1925, o nosso Padre selou de um modo novo, sacramental, o compromisso de fidelidade que fora cultivando desde que sentiu os pressentimentos da chamada divina, sendo ainda adolescente. Manteve sempre esse compromisso atual e operativo, e no fim da sua vida terrena, podia afirmar: não vacileis nunca! Desde já vos digo (…) que tendes vocação divina, que Jesus Cristo vos chamou desde a eternidade. Não vos escolheu apenas com um chamamento, mas deu-vos um beijo na testa. Por isso, para mim, a vossa testa brilha como um farol.

Também isto do farol tem a sua história… são essas grandes estrelas que resplandecem na noite, lá em cima, nas alturas, no céu azulado e escuro, como grandes diamantes de uma claridade fabulosa. Esta mesma claridade tem a vossa vocação: a de cada um e a minha [18].

Continuemos a rezar pela Igreja e pelo Papa, especialmente durante o retiro que vai fazer. Eu vou começar amanhã o retiro para depois assistir ao congresso do centenário de D. Álvaro, organizado de 12 a 14 na Universidade Pontifícia de Santa Cruz. E hoje vou administrar, com a alegria de sempre, o sacramento do diaconado a dois Agregados da Prelatura, na paróquia de S. Josemaria. Peçamos ao Senhor que sejam muito fiéis a este novo chamamento recebido, e ampliemos esta oração a todos os seminaristas e clérigos do mundo inteiro.

Não quero acabar sem vos dizer que no dia 22, ao celebrar a Santa Missa na Basílica de Santo Eugénio, para recordar a ida de D. Álvaro para o Céu, estarei mais unido, se é possível, a todas e a todos, pedindo ao Senhor que nos faça inteiramente fieis e que nos encha da Sua sede de almas, como o Papa recorda com frequência. Apoiai, como sempre vos peço, as minhas intenções

[16]. Pr 28, 20.
[17]. João Paulo II, Telegrama a Mons. Javier Echevarría, 2-III-1994.
[18]. S. Josemaria, Notas de uma meditação, 19-III-1975 (“Por las sendas de la fe”, Ed. Cristiandad, Madrid 2013, p. 151).

(D. Javier Echevarría, Prelado do Opus Dei na carta do mês de março de 2014)
© Prælatura Sanctæ Crucis et Operis Dei

Sem comentários: