Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

«Jesus entrou na região Tiro»

Orígenes (c. 185-253), presbítero, teólogo
Comentário sobre o Evangelho de Mateus 9, 16; SC 16

Jesus saiu de Israel […]: «Jesus partiu dali e retirou-Se para os lados de Tiro» (Mt 15,21), nome que quer dizer «reunião das nações»; e fê-lo para que as pessoas desse território que acreditassem pudessem ser salvas quando dele saíssem. Com efeito, presta atenção a estas palavras: «Então uma cananeia que viera daquela região começou a gritar: “Tem piedade de mim, Senhor, Filho de David: minha filha está cruelmente atormentada por um demónio”» (v. 22). A meu ver, se ela não tivesse saído desse território, não teria podido dirigir a Jesus estes gritos «de uma grande fé», como o próprio Jesus testemunhou (v. 28).

Saímos do território das nações pagãs «de acordo com a proporção da nossa fé» (Rom 12,6). […] Pois é necessário crer que cada um de nós, quando peca, se encontra no território de Tiro e de Sidónia, ou do Faraó do Egipto, ou em qualquer outro país estranho à herança de Deus. Mas quando o pecador deixa o mal, regressando ao bem, sai dessas regiões onde reina o pecado e apressa-se a dirigir-se para as que são de Deus […]

Repara também na natureza do encontro de Jesus com a mulher de Canaã; pois Ele parece dirigir-Se para a região de Tiro e Sidónia. […] Os justos são introduzidos no Reino dos céus e propostos para a elevação ao Reino de Deus, mas os pecadores ficam destinados à degradação da sua própria maldade. […] A cananeia, deixando esse território, deixa a tendência para a degradação quando clama: «Tem piedade de mim, Senhor, Filho de David». […] Todas as curas que Jesus realizou, tal como as contam os evangelistas, aconteceram porque os que as desejaram tinham fé. Mas estes acontecimentos são o símbolo do que é realizado permanentemente pelo poder de Jesus, pois não há época nenhuma em que o que está escrito não se realize, exactamente da mesma maneira.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

Sem comentários: