Um cristão pode perder a fé por causa de suas paixões e da vaidade, enquanto um pagão pode se tornar cristão pela sua humildade: este foi o centro da homilia proferida pelo Papa na missa presidida quinta-feira, 13, na Casa Santa Marta.
A meditação do Papa baseou-se no Evangelho do dia, em que “uma mulher corajosa” de Cananeia, ou seja, pagã, pediu a Jesus para libertar sua filha do demónio. “Era uma mãe desesperada - disse Francisco - e uma mãe, diante da saúde de seu filho, faz de tudo. Jesus disse-lhe, duramente: ‘Deixa primeiro saciar os filhos; porque não convém tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos’. A mulher, que certamente não era letrada, respondeu com o ânimo de uma mãe: ‘Sim, Senhor; mas também os cachorrinhos comem, debaixo da mesa, as migalhas dos filhos’. A mulher – explicou o Papa – não teve vergonha e, pela sua fé, Jesus lhe fez o milagre”.
“Este é o caminho de uma pessoa de boa vontade, que procura Deus e O encontra. O Senhor a abençoa. Cada dia, na Igreja do Senhor, muitas pessoas fazem este caminho de busca do Senhor, deixando-se conduzir pelo Espírito Santo”.
“No entanto, existe também o caminho oposto”, observou o Pontífice. “A primeira leitura narra que Salomão era o homem mais sábio da terra, havia recebido de Deus grandes bênçãos, tinha fama e todo o poder; acreditava Nele, mas o que aconteceu? Ele gostava demais de mulheres e suas concubinas lhe desviaram o coração, que começou a seguir outros deuses”.
“O seu coração se enfraqueceu tanto que ele perdeu a fé. O homem mais sábio do mundo deixou-se levar por um amor indiscreto; deixou-se levar pelas suas paixões. Ele era capaz de recitar a Bíblia, sim, mas ter fé não significa rezar o Credo. Podem sabê-lo de cor e ter perdido a fé!”, alertou o Papa.
“Salomão era pecador como seu pai, David, mas o Senhor lhe havia perdoado porque ele era humilde e pediu perdão. Salomão, por sua vez, era ‘sábio’ mas tornou-se corrupto. A semente maligna de suas paixões cresceu no coração de Salomão e o levou à idolatria. “É no coração que se perde a fé!”, afirmou.
“Acolham com docilidade a Palavra” – aconselhou Francisco, lembrando o Aleluia. “A Palavra que foi plantada em vós pode levar-vos à salvação. Sigamos o caminho daquela mulher de Cananeia. Que a Palavra de Deus nos guarde nesta estrada e nos mantenha afastados da corrupção e da idolatria!”.
(CM)
(Fonte: 'news.va' com adaptação de pormenor)
Vídeo da ocasião em italiano
Sem comentários:
Enviar um comentário