Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

A profissão de dona de casa vale 7 mil euros/mês (agradecimento 'É o Carteiro!')

di Stefano Grossi Gondi, 31 gennaio 2014 - La Repubblica / Economia & Finanza

Trabalhadora multitasking, perita em muitas tarefas e fundamental nas dinâmicas familiares.

Muito se falou já sobre o papel da mulher que trabalha em casa, mas agora houve quem calculasse o valor, a preços de mercado, desta actividade profissional: quase 7 mil euros por mês, cerca de 83 mil euros anos.

Foi o que fez o site salary.com, e foi noticiado pelo jornal La Reppublica.

O cálculo foi feito após entrevistar mais de 6.000 mulheres e avaliando as competências que elas aplicam diariamente, e que cobrem uma dezena de funções: cozinheira, motorista, professora, psicóloga, contabilista, gestora, técnica de limpeza, técnica de manutenção, lavandaria, babysitter.

A dona de casa média, estima-se, cozinha 14 horas semanais a 10 euros/hora. Faz de motorista, para crianças grandes
e pequenas, 8 horas semanais a 10 euros/hora. Dá 13 horas de explicação por semana, ao mesmo valor. Não só isso.
Para resolver as várias crises familiares transforma-se em psicóloga pelo menos 7 horas por semana, a 28 euros à hora,
e gestora a 40 euros à hora, organizando os dias dos filhos mais novos e gerindo toda a casa.

As donas de casa italianas, segundo os dados do instituto de estatísticas italiano, são 4 milhões e 879 mil. Em percentagem, é um dos países que tem mais.

Oficialmente um sector improdutivo da sociedade, na realidade um recurso, mas que ainda não tem qualquer reconhecimento ou protecção.



Sem comentários: