Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

A fé cristã nasce e vive na Igreja

Prosseguindo, na audiência geral desta quarta-feira, a catequese iniciada na semana passada sobre o Batismo, o Papa Francisco sublinhou desta vez a dimensão comunitária da vida cristã, que não é mera "moldura" ou ornamento, mas sim parte integrante. "Ninguém se salva sozinho". Este o resumo em língua portuguesa da catequese desenvolvida inicialmente em italiano:
"O batismo faz de nós membros do Corpo de Cristo e do Povo de Deus. Como de geração em geração se transmite a vida, também de geração em geração, através da fonte batismal, se transmite a graça e, com esta graça, o Povo cristão caminha no tempo como um rio que irriga a terra e espalha pelo mundo a Bênção de Deus. A fé cristã nasce e vive na Igreja. Somos comunidade de crentes e, na comunidade, experimentamos a beleza de partilhar a experiência de um amor que precede a nós todos, mas, ao mesmo tempo, pede para sermos, uns para os outros, “canais” da graça, apesar das nossas limitações e pecados. Ninguém se salva sozinho. A dimensão comunitária não é uma espécie de moldura, mas parte integrante da vida cristã, do testemunho e da evangelização. Temos um exemplo disso na comunidade cristã do Japão: no início do século dezassete, abateu-se sobre ela a perseguição, vendo-se então privada de sacerdotes e forçada a viver na clandestinidade. Quando dois séculos e meio depois, voltou a gozar de liberdade, aquela Igreja local apareceu formada por milhares de cristãos; eles tinham mantido, mesmo em segredo, um forte espírito comunitário, porque o batismo lhes tinha feito um só corpo em Cristo."

Aos peregrinos lusófonos presentes, Papa Francisco dirigiu-lhes uma especial saudação (em italiano, logo traduzida em português):
"Dirijo uma cordial saudação aos peregrinos de língua portuguesa, presentes nesta Audiência, especialmente aos grupos vindos do Brasil. Queridos amigos, todos os batizados estão chamados a ser discípulos missionários, vivendo e transmitindo a comunhão com Deus. Em todas as circunstâncias, procurai oferecer um testemunho alegre da vossa fé. Que Deus vos abençoe!"

(Fonte: 'news.va')

Vídeo da ocasião em italiano

1 comentário:

Anónimo disse...

No Santo Evangelho do domingo, muito me assustou as homilias de vários sacerdotes dizendo que Jesus não precisava ser batizado, Ora, o Próprio Senhor Jesus disse: Pai, não seja feita a Minha vontade, mas a Sua, Se Jesus se deixou crucificar por obediência ao Pai, Para se cumprir as escrituras, como não precisaria se batizar se também o batismo Dele foi para se cumprir as escrituras? João 1,32 E João testemunhou: «Eu vi o Espírito descer do céu, como uma pomba, e pousar sobre ele. 33 Eu também não o conhecia. Aquele que me enviou para batizar com água, foi ele quem me disse: ‘Aquele sobre quem você vir o Espírito descer e pousar, esse é quem batiza com o Espírito Santo’. 34 E eu vi, e dou testemunho de que este é o Filho de Deus.»
Deus disse a João batista que Jesus iria ser batiza, tanto é que o Senhor disse-lhe, devemos cumprir toda a justiça, isto é, cumprir as escrituras.
A Unidade da igreja no Brasil parece que se afastou do caminho da Igreja, cada um interpreta o Evangelho como quer, isso se deve ao que o Papa falou na exortação, os padres não se preparam para as homilias, se prendem a livrinhos e não se deixam usar pelo Espírito Santo, quem não lê todo o Evangelho, se perde numa passagem, pois, não se deixa inspirar por outras que a complementa. Oro para nosso Papa unificar a Santa Igreja em um só ensinamento na unidade de Cristo Jesus. Amém!