Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sábado, 7 de dezembro de 2013

Rainha

Não obstante a antidemocrática cláusula constitucional que não permite outro regime que não seja o republicano, Portugal tem uma Rainha: Nossa Senhora, de quem amanhã se festeja a Imaculada Conceição.

Em poucos países está, como nesta abençoada terra de Santa Maria, tão arraigada esta devoção. Com efeito, embora a correspondente definição dogmática seja relativamente tardia, uma vez que só ocorreu em 1854, em Portugal sempre se acreditou que Maria foi concebida sem pecado original, por um especial privilégio devido à sua futura maternidade divina e por antecipada aplicação dos méritos de Cristo. Na Universidade de Coimbra, em tempos idos, ninguém podia obter um grau académico sem se comprometer a defender a Imaculada Conceição de Nossa Senhora.

Foi em circunstâncias particularmente difíceis da história nacional que, à Mãe de Deus, foi dado o título de Rainha de Portugal: precisamente quando, recuperada a independência a 1 de Dezembro de 1640, o país teve que defender-se, com armas na mão, das pretensões castelhanas à nossa terra, finalmente liberta da dominação filipina.

Em tempos igualmente conturbados, como foram a primeira República e, mais recentemente, o PREC, muitos portugueses recorreram, com êxito, a esta nossa Rainha. Nesta prolongada crise nacional – moral, demográfica, política e económica – importa não esquecer esta celestial protectora. Se mais se rezasse a Nossa Senhora, decerto que mais depressa e melhor Portugal ultrapassaria a actual situação. Como quando, em 1385, 1640 e 1975, sob o pendão da nossa Rainha, se garantiu a nossa soberania e liberdade.

Para quem duvida da eficácia destes meios espirituais, vale a pena recordar que, há escassos meses, uma aparentemente inevitável ocupação militar da Síria foi talvez impedida, graças à oração e ao jejum que, para este efeito, o Papa Francisco convocou os cristãos e os homens de boa vontade de todo o mundo.

Pe. Gonçalo Portocarrero de Almada in 'i' online AQUI

Sem comentários: