Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sábado, 7 de dezembro de 2013

A fé na nossa vida quotidiana

Nos meses passados, referi-me às verdades da fé contidas nos artigos do Credo. Quero agora ajudar-vos e ajudar-me a tirar consequências que impregnem desta virtude a nossa existência, nos próximos meses. Ou seja, meditar em como a fé se há de traduzir na atuação diária, de forma que ilumine realmente a nossa mente, fortaleça a nossa vontade e abrase o nosso coração, para levarmos o conhecimento e o amor de Deus à nossa vida e a todas as almas.

O ponto de partida consiste em confiar plenamente que temos na Igreja a plenitude dos meios de santificação, que Cristo nos deixou. Destacam-se, entre outros, a receção dos Sacramentos, o cumprimento dos Mandamentos de Deus e da Igreja e a oração, como a Encíclica Lumen fídei resume.

Os Sacramentos são ações de Cristo com as quais a Sua Santíssima Humanidade, gloriosa no Céu, se põe em contacto imediato e direto com as almas, para as santificar. Além disso, o Espírito Santo segue também outras vias, desconhecidas para nós, com que atrai as pessoas. Contudo, o Papa lembra que a nossa cultura perdeu a noção desta presença concreta de Deus, da Sua ação no mundo; pensamos que Deus só Se encontra no Além, noutro nível de realidade, desligado das nossas relações concretas. Mas se fosse assim, isto é, se Deus fosse incapaz de agir no mundo, o Seu Amor não seria verdadeiramente poderoso, verdadeiramente real [5].

Vejamos de novo os ensinamentos de S. Josemaria, plasmados já nos seus anos de juventude, quando escrevia: é preciso convencermo-nos de que Deus está junto de nós continuamente.  Vivemos como se o Senhor estivesse lá longe, onde brilham as estrelas, e não consideramos que também está sempre ao nosso lado.

E está como um pai amoroso  quer mais a cada um de nós do que todas as mães do mundo podem querer a seus filhos  ajudando-nos, inspirando-nos, abençoando... e perdoando (...). É necessário que nos embebamos, que nos saturemos de que é Pai e muito Pai nosso, o Senhor que está junto de nós e nos Céus [6].

Isto vive-se especialmente ao recebermos a absolvição sacramental e a Eucaris­tia. Animados por esta convicção de fé, que segurança se adquire no perdão e na proximidade do Senhor, que paz se derrama também na alma, e como seremos capazes de contagiar esta serenidade à nossa volta! Por isso, não me cansarei nunca de insistir em que, cada vez que recorremos aos Sacramentos, o façamos com a plena certeza de que é o Espírito Santo que nos atrai, por Jesus Cristo, ao amor do Pai.

[5]. PAPA FRANCISCO, Carta enc. Lumen fídei, 29-VI-2013 n. 17.
[6]. S. JOSEMARIA, Caminho, n. 267.

(D. Javier Echevarría, Prelado do Opus Dei na carta do mês de dezembro de 2013)
© Prælatura Sanctæ Crucis et Operis Dei

Sem comentários: