Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Papa visita frota do Vaticano para ver com os próprios olhos (agradecimento 'É o Carteiro')

"Blitz" do Papa Francisco na manhã de hoje (ontem dia 11 de julho) à frota vaticana,  para ver com os próprios olhos o tipo de carros que são usados no Vaticano. A visita do Pontífice apanhou a todos de surpresa e passa uma mensagem exacta: o estilo da Santa Sé deve ser sóbrio.

Logo após ser eleito Francisco preferiu ir o autocarro em vez do Mercedes com matrícula "SCV 1" e no dia seguinte foi à Basílica de Santa Maria Maior num carro de serviço da Gendarmeria, o mesmo que depois usou nas várias saídas do Vaticano.

Mais tarde, no sábado passado, confidenciou: "não gosto de ver um padre com um carro do último modelo". "Não se trata de ir de bicicleta, se há muita coisa para fazer, mas pelo menos escolham um carro humilde, e se quiserem um carro melhor lembrem-se das crianças que morrem de fome", foram as suas palavras.

Por último, na segunda feira passada, para ir para Lampedusa,  saiu do Vaticano num simplicíssimo Ford Focus, o carro mais modesto da frota, que o levou ao aeroporto de Ciampino,  e que depois o trouxe de volta.


O Papa parece ter a intenção de agir a sério e de reduzir em muito a gama dos carros com matrícula SCV (Stato Città del Vaticano).

Carros – verdade seja dita – que são muitas vezes oferecidos ao Vaticano pelos fabricantes, mas cujo luxo é proverbial entre os romanos, que jocosamente lêem a matrícula como se fosse a abreviatura das palavras: "Se Cristo Visse".

Ainda mais sóbrios que o Ford Focus que desde há dias o Papa usa, são no Vaticano o carro pessoal do presidente do Governatorato,  cardeal Giuseppe Bertello, que já desde uma época insuspeita  (há dois anos) renunciou ao Mercedes do cargo em benefício de um simples Panda, e um pequeno Smart que usa o general Domenico Giani, comandante da Gendarmeria (quando não usa uma moto).

Salvatore Izzo

© Copyright 
(AGI)

Sem comentários: