Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 16 de julho de 2013

Cinco lições sobre as alterações tecnológicas (agradecimento ‘É o Carteiro!’)

Uma conferência dada por *Neil Postman em 1998 <AQUI> *Five Things We Need to Know About Technological Change* (PDF<AQUI>), continua a ser uma ajuda para entender a dinâmica das alterações tecnológicas, mesmo após 10 anos depois da sua morte.

Postman, um dos mais destacados discípulos de *McLuhan*, falava 6 meses antes de nascer a Google, sobre o impacto cultural das inovações tecnológicas e propunha 5 ideias plenamente válidas na actualidade.

*A cultura passa sempre uma factura pela tecnologia*:
a adopção social de tecnologia implica transformações culturais que têm uma dimensão traumática. Por cada vantagem que uma tecnologia traz, aparece também a sua correspondente desvantagem.

*Há vencedores e vencidos em cada alteração tecnológica*:
as inovações geram desequilíbrios, beneficiando uns, prejudicando outros, e deixando muitos indiferentes.
Convencer os prejudicados e os indecisos é o sentido do discurso dos beneficiados.

*As novas tecnologias têm preconceitos contra as anteriores*:
as ideias que estão na base de cada inovação, ainda que sejam poderosas, costumam passar despercebidas mas têm consequências práticas. A filosofia da tecnologia costuma revestir-se de promessa, o novo melhora o antigo, o antigo é pior e tem de ser superado.

*As alterações tecnológicas não são um processo acumulativo mas ecológico*:
os novos meios não se acrescentam aos anteriores, o que fazem é modificar todo o ecosistema informativo. O impacto sistémico da adopção de inovações deve ler à prudência: "as consequências das alterações tecnológicas são vastas, muitas vezes imprevisíveis e em boa medida irreversíveis".

*A tecnologia tende a tornar-se um mito*:
o entusiasmo tecnológico converte-se numa forma de idolatria ao considerar que as criações tecnológicas fazem parte da ordem natural das coisas, como se fosse um dom da natureza, esquecendo que se trata sempre de produtos fabricados em contextos políticos e históricos.

+++

Anos depois de Postman ter formulado estas ideias apareceram as redes sociais, os *smartphones* e os *tablets*, tal como em breve irá aparecer a informática para vestir (*wearable computing*).

Só não mudou o fascínio pelo novo, que converte a tecnologia numa forma de religião.

Mais sobre: Five Things We Need to Know About Technological

Change<AQUI>
Google <AQUI>
McLuhan <AQUI>  
Neil Postman <AQUI>
Redes sociais <AQUI>
Smartphones<AQUI>

Sem comentários: