Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 23 de abril de 2013

«Eu e o Pai somos Um»

Simeão, o Novo Teólogo (c. 949-1022), monge grego, santo das Igrejas ortodoxas 
Hino 21, 468 ss.  

Enviado e vindo do Pai, o Verbo desceu 
E habitou, inteiro, nas entranhas da Virgem. 
Tal como inteiro estava no Pai 
E inteiro esteve nesse seio virginal, 
Inteiro está no Todo, Ele que nada pode conter. [...] 
Permanecendo inalterado, assumiu a condição de escravo (Fl 2,7) 
E, incarnando neste mundo, tornou-Se em tudo um homem. [...] 
Como afirmar o que nem aos anjos pode ser explicado, 
Nem aos arcanjos, nem a todos os seres criados? 
Sendo de maneira legítima inteligível, 
Não podemos sequer exprimi-lo, 
Nem o nosso espírito compreendê-lo na totalidade. 

Como, então, é Deus e homem, e homem-Deus, 
E Filho inteiro do Pai, de modo inseparável? 
Como Se tornou Filho da Virgem e foi dado à luz neste mundo, 
Como permaneceu para nós impossível de ser contido? 
Remeter-te-ás ao silêncio perante tudo isto. 
E, mesmo que quisesses falar, 
Ao teu espírito faltariam as palavras, 
E à tua língua eloquente restaria o emudecimento. [...] 

Glória a Ti, Pai, Filho e Espírito Santo, 
Divindade inatingível para nós, indivisível na Sua natureza. 
Adoramos-Te no Espírito Santo, 
Nós os que possuímos o Teu Espírito, de Ti recebido. 
Vendo a Tua glória, não Te procuramos sem pensar, 
Mas no Teu Espírito é que Te descobrimos, 
Pai ingerado, e ao Teu Verbo, de Ti gerado. 
E assim adoramos a Trindade una e sem mescla 
Na Sua única Divindade, Poder e Soberania.

Sem comentários: