Bento XVI dedicou a audiência geral desta quarta feira na Praça de S. Pedro ao significado da Pascoa: ”o nosso encontro de hoje - disse –está impregnado de alegria espiritual; embora o céu seja cinzento, no coração trazemos a alegria da Pascoa, a certeza de que Cristo, com a sua Morte e Ressurreição triunfou definitivamente sobre o pecado e sobre a morte. Antes de mais renovo a cada um de vós os cordiais bons votos de Páscoa: em todas as casas e em todos os corações ressoe o anúncio alegre da ressurreição de Cristo, de maneira a fazer renascer a esperança.
Bento XVI desafiou os fiéis a deixarem-se transformar por Cristo ressuscitado, que está “sempre presente” no meio da sociedade, para a conduzir no “caminho do bem”.
“A fé em Jesus ressuscitado transforma a vida, liberta-a do medo, alimenta-a de esperança, reforça-a com aquilo que dá sentido a toda a existência humana, o amor de Deus”, sublinhou o Papa durante esta sua primeira audiência no tempo pascal.
Perante milhares de peregrinos que acorreram à Praça de São Pedro, Bento XVI salientou que o Senhor “vivo e autêntico” continua hoje a interpelar as pessoas, tal como fez “com os discípulos de Emaús.
Esta a sua síntese em português:
Queridos irmãos e irmãs,
Impregnados de alegria espiritual pelo triunfo de Cristo sobre o pecado e a morte, vejamos a transformação que a Páscoa operou no coração dos primeiros discípulos. Na tarde do dia da Ressurreição, os discípulos estavam trancados em casa, com medo dos judeus. Contudo, esta situação muda quando Jesus Ressuscitado chega ao meio deles, saudando-os: «A paz esteja convosco». Esta saudação faz os discípulos superarem qualquer temor: a paz, dom da salvação, torna-se para a comunidade fonte de alegria e certeza de vitória. Esta paz, adquirida por Cristo com o seu sangue, deve ser levada pelos os discípulos ao mundo inteiro. Também hoje o Ressuscitado entra em nossas casas e nos nossos corações, apesar de, às vezes, as portas estarem fechadas. Só Ele pode atravessar estas portas e fazer retomar o caminho a quem vive desanimado e sem esperança. Foi isto que experimentaram os dois discípulos de Emaús. Através da escuta da Palavra e do gesto de partir o pão, eles reconheceram a Jesus. Também nós, escutando a palavra de Deus e participando na Eucaristia, experimentamos Cristo presente junto de nós, dando-nos alegria e paz, vida e esperança.
* * *
Amados peregrinos de língua portuguesa, a minha saudação amiga para todos, de modo particular para os brasileiros aqui presentes. Deixai-vos encontrar por Cristo Ressuscitado, pois só Ele tem o poder de dar a vida e fazer renascer como filhos de Deus: Ele libertar-vos-á do medo e dará pleno sentido às vossas vidas. Ide em paz!
Rádio Vaticano
Vídeos em espanhol e inglês
Sem comentários:
Enviar um comentário