Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quinta-feira, 1 de março de 2012

Ministro da Economia destaca papel do Turismo Religioso para a economia do país

Montagem de logos da responsabilidade do blogue
O ministro português da Economia e do Emprego acredita que o Turismo Religioso pode desempenhar um papel “importantíssimo” na recuperação económica do país  nos “próximos anos”.

Álvaro Santos Pereira falava à Agência ECCLESIA durante a inauguração da 24ª Bolsa de Turismo de Lisboa, que teve lugar esta quarta-feira na FIL.

No certame internacional, que se prolonga até domingo, o representante do Governo teve oportunidade de ficar a par de alguns dos projetos que estão a ser desenvolvidos pelas diversas entidades regionais de turismo, relacionados com o aproveitamento do património religioso e cultural existente.

Uma dessas iniciativas está relacionada com a criação de ‘Caminhos de Espiritualidade’ e foi apresentada pela entidade de Turismo do Centro, em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro.

O principal objetivo é revitalizar, conservar e dinamizar duas das rotas de peregrinação mais emblemáticas que passam por aquele território.

A ‘rota das Carmelitas’, que liga o Carmelo de Coimbra ao Santuário de Fátima, através de um troço de 111 quilómetros que poderá ser feito a pé ou de bicicleta, e o ‘Caminho de Santiago’ que passa por 9 concelhos da região centro, numa extensão de 144 quilómetros.

No caso concreto da rota que segue até Santiago de Compostela, no nordeste de Espanha, está prevista também uma aposta na recuperação ou construção de raiz de vários albergues que possam acolher os milhares de turistas que, todos os anos, percorrem aquele caminho.

Durante a sessão de apresentação dos ‘Caminhos de Espiritualidade’, que vão representar um investimento na ordem dos 500 mil euros, o presidente da entidade de Turismo do Centro, Pedro Machado, destacou a importância do projeto para a “criação de condições de segurança” para os peregrinos.

Por se tratar de um trabalho em rede que envolve diversos municípios, irá contribuir também para “a coesão do território” e “o combate às assimetrias regionais”, sustentou.

Para o ministro da Economia, Portugal “só tem vantagem em criar não só rotas e destinos turísticos mas também estruturas complementares para que os turistas venham e possam ficar o maior tempo possível”.

Aquele responsável aproveitou a sua presença na BTL para anunciar a criação de duas linhas de crédito, no valor de 200 milhões de euros, que se destinam a apoiar todo o setor do Turismo nacional.

JCP

Agência Ecclesia



Nota de JPR: Esta posição do Ministro é uma lufada de ar fresco para um sector que se viu preterido e excluído de qualquer investimento promocional nos últimos anos, tendo havido anos com verba ZERO para promoção específica nesta área.
O sucesso dos Caminhos de Santiago, desde sempre, poderão ser um incentivo a projectos que atraiam novos peregrinos, mas cuidado, não nos fechemos nas nossa capelinhas e alarguemos a concepção a itinerários entre Fátima, Bom Jesus e Santiago desenvolvendo a exegese do conceito de Maria, Mãe de Jesus e Rainha dos Apóstolos, ou seja, Fátima poderá servir de âncora a estes dois destinos e estes a Fátima como corolário de uma peregrinação.

Sem comentários: