Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

«Rectificai o caminho do Senhor»

«Preparai o caminho do Senhor.» Irmãos, mesmo que não estejais muito adiantados neste caminho, podeis sempre prepará-lo para que, a partir do ponto onde chegastes, possais ir sempre em frente, sempre em direcção àquilo que está mais além. Deste modo, a cada passo que dais, estando o caminho preparado para a Sua chegada, o Senhor virá à vossa frente, sempre novo, sempre maior. É pois com razão que o justo reza: «Instruí-me, Senhor, nos Vossos mandamentos e os guardarei com fidelidade» (Sl 118,33). E esse caminho é chamado «caminho do que é eterno» (Sl 138,24) [...] porque a bondade d'Aquele para o qual nos dirigimos não tem limites.


É por isso que o viajante ajuizado e determinado, mesmo chegando ao fim, pensará em começar; «esquecendo-se do que fica para trás» (Fl 3,13), ele pensará todos os dias: «começo agora» (Sl 76,11 Vulg). [...] Quanto a nós que falamos em percorrer este caminho, queiram os céus que estejamos pelo menos a caminho! Na minha opinião, quem quer que se ponha a caminho está já no bom caminho. É de facto preciso começar, encontrar «o caminho da Cidade habitável» (Sl 106,4) Pois «são poucos os que o encontram», diz a Verdade (Mt 7,14); são numerosos «os que erravam pelo deserto e pela solidão» (Sl 106,4). [...]


E Tu, Senhor, Tu preparaste-nos um caminho; se ao menos consentíssemos em percorrê-lo. [...] Pela Tua Lei, ensinaste-nos o caminho dos Teus mandamentos dizendo: «Este é o caminho, anda por ele sem te desviares à direita ou à esquerda» (Is 30,21). É o caminho que o profeta prometera: «O deserto será atravessado por um caminho [...] e os que o não conhecem não se perderão» (Is 35,8). [...] Nunca vi nenhum insensato perder-se ao seguir o Teu caminho, Senhor [...]; mas ai dos que se têm por sábios e se julgam espertos (Is 5,21), a vossa sabedoria afastou-vos do caminho da salvação e não vos permitiu seguir a insensatez do Salvador. Insensatez desejável que será chamada sabedoria no juízo de Deus e que não deixa que nos afastemos do Seu caminho.


Beato Guerric d'Igny (v. 1080-1157), abade cisterciense
Sermão 5 para o Advento


(Fonte: Evangelho Quotidiano)

Sem comentários: