Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

EVA transformada em AVE

Santo Aelredo de Rielvaux (1110-1167), monge cisterciense 
Sermão 59, 3º para a Anunciação na colecção de Durham


Hoje o Pai soberano enviou-nos o verdadeiro José «para rever os seus irmãos e os rebanhos» (Gn 37,14). Ele é seguramente aquele José amado por seu pai «mais que todos os seus irmãos» (v. 3). [...] É ele, mais amado que todos, mais sábio que todos, mais magnífico que todos; foi realmente ele que Deus Pai enviou hoje. [...] «Quem enviarei Eu, diz Deus Pai, e quem irá por Mim?» (Is 6,8) O Filho responde: «Eis que Eu mesmo cuidarei das Minhas ovelhas e Me interessarei por elas» (Ez 34,11). Vindo do mais alto dos céus, Ele dirige-Se «para o vale de Hebron» (Gn 37,14).


Adão tinha escalado a montanha do orgulho; o Filho de Deus desce para o vale da humildade. Encontra hoje um vale para onde descer. Onde está Ele? Não em ti, Eva, mãe da nossa infelicidade, não em ti [...], mas na bem-aventurada Maria, que é este vale de Hebron devido à sua humildade e por causa da sua força. [...] Ela é forte porque participa na força d'Aquele sobre o qual está escrito: «O Senhor é forte e poderoso» (Sl 23,8). Ela é aquela mulher virtuosa, ardentemente desejada por Salomão, que dizia: «Uma mulher virtuosa, quem a poderá encontrar?» (Pr 31,10). [...]

Eva, se bem que criada no paraíso, sem corrupção, sem enfermidade nem dor, revelou-se fraca e doente. «Quem poderá encontrar a mulher virtuosa?» Poderemos encontrar na infelicidade cá em baixo o que não pudemos encontrar na felicidade do além? Poderemos encontrá-la neste vale de lágrimas, quando não a pudemos encontrar na beatitude do Paraíso? [...] Hoje, sim, hoje ela foi encontrada. Deus Pai encontrou esta mulher para a santificar; o Filho encontrou-a para nela habitar; o Espírito Santo encontrou-a para a iluminar. [...] O anjo encontrou-a para a saudar assim: «Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo». Ei-la, a mulher virtuosa. Nela, a seriedade, a humildade e a virgindade opõem-se à curiosidade, à vaidade, à voluptuosidade. «O anjo entrou nela», está escrito. Ela não estava virada para o exterior; estava no interior, no seu quarto secreto, onde rezava a seu Pai em segredo (Mt 6,6).


(Fonte: Evangelho Quotidiano)

Sem comentários: