Bento XVI vai encontrar-se com ortodoxos, jovens, católicos e o antigo chanceler Helmut Kohl
Bento XVI chegou hoje à cidade alemã de Friburgo, no sudoeste do país, onde vai concluir, entre esta tarde e domingo, a visita ao seu país natal iniciada na quinta-feira.
O A340 da Luftwaffe aterrou no aeroporto de Lahr, 50 quilómetros a norte de Friburgo, pouco antes das 12h40 locais (menos uma em Lisboa), onde o Papa foi recebido pelo presidente-ministro do Estado de Baden-Württenberg, Winfried Kretschmann, e pelo arcebispo local, D. Robert Zollitsch, para além de autoridades civis e religiosas, após um voo de uma hora e 380 quilómetros desde Erfurt, na Alemanha oriental.
Para D. Robert Zollitsch, também presidente da Conferência Episcopal Alemã, este é um “grande acontecimento” para a cidade de Friburgo, que pela primeira vez na sua história recebe um Papa.
“As pessoas compreendem o papel do sucessor de Pedro [o Papa], um homem que não representa apenas os fiéis católicos, mas também os valores que ultrapassam o nosso tempo, valores pelos quais vale a pena viver”, disse o prelado, citado pela Rádio Vaticano.
Na Münsterplaz, cidade situada 800 quilómetros a sudoeste de Berlim, perto da fronteira com a França e a Suíça, Bento XVI vai visitar a catedral católica e, pouco depois, dirigir uma saudação aos cidadãos.
O programa de hoje inclui um encontro com o antigo chanceler Helmut Kohl, um dos responsáveis pela reunificação alemã, no seminário desta cidade, antes da reunião entre o Papa e representantes das Igrejas Ortodoxas na Alemanha.
Neste local, Bento XVI vai ainda encontrar-se com seminaristas e com o Conselho do Comité Central dos Católicos Alemães (ZDK).
Às 19h00 locais, na Feira de Friburgo, o Papa preside a uma vigília de oração com os jovens.
(...)
OC
Agência Ecclesia
Sem comentários:
Enviar um comentário