Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

O que é a verdade?

Hoje, Segundo Domingo do Advento, fui a este blogue, como faço todos os dias, à procura de algum tema de reflexão, ou melhor, que me permitisse suspender o tempo e …. pensar.

Dei comigo a olhar para o título do blogue e não consegui encontrar em lado nenhum, resposta que o Joaquim tenha dado a esta pergunta que titula o seu blogue.

Ocorreu-me então que dos muitos que alguma vez se terão posto esta questão há sem dúvida um que ficou para a história da humanidade, não só pela pergunta em si mas porque também, ele, foi protagonista da mais importante saga que constitui a salvação dos homens. Refiro-me, claro, a Pôncio Pilatos.

A verdade que ele ignorava e pretendia saber não é, evidentemente, a mesma verdade que o juiz pretende apurar no processo que lhe compete julgar, nem sequer é a mesma coisa que se diz ao filho comprometido com algo que fez: Tu, diz-me a verdade!

Não senhor, não é nenhuma destas “verdades”, aquela que o Pretor Romano queria saber.

Tratava-se de outra verdade muito mais ampla e incomensuravelmente mais importante. A mim parece-me que Pôncio Pilatos ou adivinhou a reposta ou a sabia intuitivamente e, por isso mesmo, porque era de tal forma grande, excepcional e comprometedora, não esperou pela resposta de Jesus, voltou-Lhe as costas e foi-se embora.

Se tivesse ficado e a tivesse ouvido dos lábios de Jesus, ficaria “agarrado” para todo o sempre a “essa verdade”, a sua vida transformar-se-ia de tal forma que não mais seria o mesmo Pôncio Pilatos, Pretor Romano, Administrador do César todo-poderoso que, de Roma, dirigia o seu imenso império.

Chego, portanto à conclusão, que o que levou Pilatos a abster-se de ouvir a resposta à sua questão, não foi nem o desinteresse nem o alheamento, foi pura e simplesmente a cobardia!

Pilatos sabia que a resposta de Jesus, seria, inevitavelmente:

- Queres de facto saber o que é a verdade?

Então, Pilatos, olha para Mim e vê: Eu…sou a verdade!

Porto, 2010.12.05

António Mexia Alves

(clique no título e acederá directamente ao blogue 'Que é a Verdade?')

1 comentário:

joaquim disse...

Coloco aqui, mesmo sem lhe pedir licença, a resposta que enviei ao meu irmão António, agradecendo o seu texto.

Caro António

Gostei muito!

A realidade é que o título do blogue me foi inspirado exactamente e obviamente por essa passagem dos Evangelhos.

E é verdade também que acho que nunca lhe respondi, (nem o saberia fazer, pobre de mim), no meu blogue, porque a intenção era é essa mesma, que aqueles que lessem abrissem o coração e, (não por mérito da escrita), mas pela graça de Deus, encontrassem a Verdade que é Jesus Cristo.

Curiosamente li algures que Pilatos e sua mulher se terão convertido e até serão santos da Igreja. Hei-de procurar tirar "isso a limpo".

Se assim foi, Pilatos encontrou sem dúvida a Verdade.

Um abraço do
Joaquim