Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sábado, 20 de novembro de 2010

A liberdade da verdade

Com o canto do Veni creator Spiritus na Hora terceira teve início na manhã de 19 de Novembro o Consistório para a criação de 24 cardeais.

A libertas Ecclesiae e a liturgia estiveram no centro dos trabalhos da primeira parte do dia de oração e reflexão do Colégio cardinalício convocado pelo Papa. No início do encontro, na nova Sala do Sínodo, o cardeal decano Angelo Sodano saudou o Papa que, em seguida, tomou a palavra para introduzir os dois temas da manhã. No primeiro recordou que, no mandato do Senhor de anunciar o Evangelho está ínsita a exigência da liberdade, embora a ela se oponham muitos poderes parciais. A relação entre verdade e liberdade é essencial, mas hoje enfrenta o desafio do relativismo, que termina por destruir a liberdade, como ditadura intolerante. Quanto ao segundo, o Papa evocou a importância essencial da liturgia na Igreja, como lugar da presença de Deus connosco.

Após esta reflexão foram examinados os dois temas, respectivamente, pelo cardeal Tarcisio Bertone e pelo cardeal Antonio Cañizares Llovera.

O cardeal Bertone traçou um panorama das tentativas de limitar a liberdade dos cristãos no mundo, convidando a meditar sobre a situação da liberdade religiosa no Ocidente: embora estas nações devam ao cristianismo os traços profundos da sua identidade e cultura, assiste-se hoje a um processo de secularização com tentativas de marginalização dos valores espirituais da vida social. Depois, o cardeal discorreu sobre a situação da liberdade religiosa no mundo islâmico. Enfim, falou sobre a actividade da Santa Sé e dos vários episcopados em defesa dos católicos no Ocidente e no Oriente, recordando o empenho contínuo da Santa Sé no campo internacional para promover o respeito pela liberdade religiosa. O cardeal Cañizares Llovera falou sobre o segundo tema, inspirando-se na doutrina do Concílio Vaticano II e no magistério de Bento XVI.

No debate que se seguiu intervieram 19 cardeais, que aprofundaram a problemática da liberdade religiosa e das dificuldades na actividade da Igreja no mundo. Falou-se ainda das graves dificuldades que a Igreja encontra na defesa dos valores fundados no direito natural, como o respeito pela vida e o apoio à família.

Um tema que chamou a atenção foi o diálogo inter-religioso, com várias sugestões para enfrentar os desafios diante da Igreja. Outras intervenções debruçaram-se sobre a liturgia, a centralidade da celebração eucarística na vida da Igreja e o respeito devido à Eucaristia. À tarde houve duas comunicações, respectivamente, do cardeal William Levada sobre as recentes normas da Santa Sé em relação à aceitação na Igreja de sacerdotes e fiéis anglicanos, e à defesa dos menores vítimas de abusos da parte de membros do clero; e de D. Angelo Amato, sobre a actualidade da Dominus Iesus.

Participaram também os 24 prelados que neste sábado são criados cardeais. Na conclusão dos trabalhos da manhã, o Papa ofereceu um almoço em honra dos cardeais.

(© L'Osservatore Romano - 20 de Novembro de 2010)

2 comentários:

O Insuspeito disse...

fora do assunto do post…

fiquei apreensivo depois de ler estas notícias da actualidade.

Seguro como estou de que tudo o que neste blogue é publicado é assunto sério peço uma opinião ou até esclarecimento sobre isto...

Gostava de saber a verdade – ou não – desta notícia que circula por Portugal:

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=10&id_news=479833

http://www.ionline.pt/conteudo/89660-papa-bento-xvi-admite-uso-do-preservativo

http://aeiou.expresso.pt/sida-papa-bento-xvi-admite-uso-do-preservativo=f616676

virá aí mais confusão? Má-fé na transcrição das palavras do Santo Padre? Mais um ataque a Roma e a Pedro? Mais um aproveitamento por parte dos inimigos da Igreja?

Como pode ler a notícia está mal dada. Muitos aqui rejubilam como se um dogma fosse proclamado...

A meu ver será mais um (mau) caminho aberto para por de lado os que defenderem o contrário: Como me disseram ainda à poucos minutos: “se até o Papa o disse…queres ser mais papista que ele?”

Um abraço amigo!

Spe Deus disse...

Caro amigo,
Estava precisamente a traduzir a notícia a partir da Rádio Vaticano em italiano, daqui a pouca tê-la-á publicada e verá que uma vez mais as palavras do Santo Padre foram interpretadas de forma abusiva.
Até já e um abraço,
JPR