Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 13 de julho de 2010

Igreja Anglicana mais perto da ruptura

Resultados do sínodo geral, que termina amanhã, são culminar de uma semana de pesadelo para o Arcebispo de Cantuária.

A Igreja de Inglaterra deu este fim-de-semana mais uns passos em direcção a um cisma que já poucos acreditam poder-se evitar.

Numa tentativa de último recurso para manter a unidade do seu rebanho, Rowan Williams, o Arcebispo de Cantuária, propôs um plano que permitiria apaziguar os conservadores dentro da Igreja no que diz respeito à introdução de mulheres bispo.

As mulheres já podem ser ordenadas sacerdotes nesta Igreja, mas a introdução de bispos do sexo feminino é visto com preocupação pelos conservadores, pelas consequências a nível a linhagem episcopal. Para quem não reconhece a validade destas ordens um padre ordenado por uma mulher seria inválido, por exemplo.

Williams propôs ao sínodo a criação de uma estrutura paralela de bispos masculinos que ficariam encarregues de ministrar às comunidades que rejeitam a autoridade das mulheres na Igreja. Contudo a ala liberal, num duro golpe para a autoridade do próprio Arcebispo de Cantuária, rejeitou a proposta.

Rowan Williams estava visivelmente consternado durante, e no final dos trabalhos, como estavam vários membros conservadores do sínodo, em particular os anglo-católicos, que se consideram mais próximos do catolicismo.

Perante este revés os anglo-católicos parecem cada vez mais próximos de aceitar a proposta de Roma de se unirem a esta Igreja num ordinariato pessoal, uma possibilidade tornada real por decisão do Papa em Outubro de 2009, e que contempla uma estrutura onde os ex-anglicanos possam entrar na Igreja Católica, mantendo alguns aspectos da sua liturgia e património espiritual.

Algumas fontes calculam que, com esta decisão do sínodo, poderá ascender aos 200 o número de padres e bispos a aceitar a proposta do Papa. A principal questão que os impede é financeira, uma vez que muitos perderão automaticamente as suas pensões e até as suas casas. Para os que têm famílias o ordenado de um padre católico poderá não chegar para as necessidades.

Segundo o jornal britânico The Daily Telegraph, terão sido estes alguns dos pontos discutidos durante o fim-de-semana por um grupo de 70 clérigos anglicanos com o bispo Católico de Nottingham.

Semana para esquecer

A rejeição do seu plano pelo sínodo foi o culminar de uma semana terrível para Rowan Williams.

Nos últimos dias o arcebispo anglicano foi duramente criticado por ter “traído”, pela segunda vez, o seu amigo, o padre Jeffrey John.

John é um sacerdote anglicano assumidamente homossexual. Há vários anos foi escolhido por Williams para ser feito bispos mas, devido a pressão das alas conservadoras e evangélicas da Igreja, o Arcebispo acabou por voltar atrás, uma situação que deixou Jeffrey John magoado e os grupos de pressão pró-homossexuais furiosos.

A semana passada o nome de Jeffrey John, que agora garante ser celibatário, apareceu novamente numa lista de possíveis sucessores para a diocese de Southwark. A notícia chegou à imprensa e o padre homossexual acabou por ser novamente rejeitado. A comunidade anglicana ficou espantada com esta “segunda traição” e Rowan Williams terá ficado furioso com o facto dos procedimentos terem sido divulgados à imprensa.

Entretanto a nível internacional a Comunhão Anglicana apenas o parece ser em nome. As Igrejas anglicanas dos Estados Unidos, Canadá e Austrália continuam com as suas políticas ultra-liberais, alheando as províncias mais conservadoras, nomeadamente na Ásia e África.

Apesar de vários pedidos para não tomarem mais decisões polémicas, os americanos nomearam recentemente um segundo bispo activamente homossexual e têm aprovado rituais para a bênção de uniões homossexuais.

(Fonte: site Rádio Renascença)

Sem comentários: