Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

O empenho da Igreja na luta contra a pedofilia


Há muitos meses, a Igreja está enfrentando o problema dos actos de pedofilia o efebo filia cometidos por alguns sacerdotes. Todavia, já em 2001, a Igreja tinha decidido medidas para enfrentar a questão. Os casos que emergiram nos últimos tempos são, de facto, anteriores a esta data. Agora, diante da revelação de inúmeros casos de abusos sexuais por parte de membros do clero, toda a Igreja reagiu empenhando-se com firmeza para estar ao lado das vítimas. É o que explica o Padre Stéphane Joulain, terapeuta familiar e psicanalista, há anos na luta contra a pedofilia.

Inúmeros países já tinham começado a estudar as possíveis medidas a adoptar quando, nos final dos anos 90, emergiram as primeiras revelações de abusos sexuais. E mesmo que tardias, essas decisões permitiram hoje à Igreja ser uma das instituições na vanguarda da luta contra a pedofilia e contra os abusos em geral.

"A Igreja reconheceu o problema e começou um caminho para ajudar as vítimas, para reconhecer e acolher seu sofrimento e o que sofreram. Por muito tempo, as vítimas se confrontaram com um muro de silêncio e rejeição, e isso foi para elas como viver realmente um novo trauma. É importante que a Igreja hoje o reconheça e o Santo Padre reafirmou-o de maneira decisiva em Fátima, quando afirmou que este problema existe na Igreja, que o mal começa com os nossos muros e que o perdão não substitui a justiça. Foram palavras de grande força para as vítimas".

“A Igreja tem uma grande contribuição a oferecer, sobretudo no que diz respeito aos espaços de diálogo; e estou muito confiante na mudança que estou vendo na Igreja, e na sua vontade de passar de uma cultura de silêncio, a uma cultura da palavra, onde se tem a coragem de fazer as coisas. Creio que a Igreja possa contribuir realmente a uma maior protecção dos mais vulneráveis por parte da sociedade”.

(Fonte: H2O News)

Sem comentários: