
Os factos aconteceram no passado dia 18 de Maio na Praça de Saint Jean. Por entre um cordão policial, os católicos responderam às blasfémias e insultos de maneira pacífica cantando e rezando de joelhos.
Entre os cartazes dos católicos que se reuniram no lugar se podia ler um maior que os outros: “Não mais católico-fobia!”. Outros dos lemas que se ouviram, enquanto sustentavam uma bandeira do Vaticano, foram: “Saint Jean (a Catedral) é nossa!”, “Europa, Juventude, Cristianismo!”
Durante a defesa os jovens católicos também cantaram a Maria, de joelhos: “Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós pecadores”.
Finalmente, e depois de três horas da defesa da Catedral por parte dos católicos, a polícia dispersou os homossexuais e também agrediu e prendeu a alguns dos católicos. Para alguns bloguers, este facto culminou com uma vitória moral dos jovens defensores do Saint Jean, ao impedirem o polémico “kiss-in”.
Em declarações à Télé Lyon Métropole, um dos defensores da Catedral assinalou que “era possível fazer a manifestação ontem, mas não foi feita, e por que não? e diante da Catedral, isto é um gesto de provocação. Acredito que a homossexualidade, concretamente os actos homossexuais carecem de pureza e de alguns ideais”.
(Fonte: ‘ACI Digital’)
Sem comentários:
Enviar um comentário