Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Tema para reflexão

TEMA: MÊS DE NOSSA SENHORA

Santo Rosário: Mistérios Dolorosos
1º Mistério: A oração de Jesus no Horto


Avançou Cristo uns passos e, de repente, sentiu no Seu corpo um ataque tão amargo e agudo de tristeza e de dor, de medo e de abatimento, que, embora estivesse outros junto d'Ele, o levou a exclamar imediatamente palavras que indicam bem a angústia que oprimia o Seu coração: 'A minha Alma está triste até á morte'. Uma mole esmagadora de pesares começou a ocupar o corpo bendito e jovem do salvador. Sentia que a prova era agora já algo iminente e que estava a ponto de tomar sobre Ele: o infiel e pérfido traidor, os inimigos enfurecidos, as cordas e as cadeias, as calúnias, as blasfémias, as falsas acusações, os espinhos e as pancadas, os cravos e a cruz, as torturas horríveis prolongadas durante horas. Mais que tudo isto esmagava-o e doía-Lhe o espanto dos discípulos, a perdição do Judeus, e inclusivamente o fim desgraçado do homem que perfidamente o atraiçoava. Acrescia além disso, a inefável dor de Sua Mãe queridíssima. Pesares e sofrimentos revolviam-se como um remoinho tempestuoso no Seu coração amabilíssimo e inundavam-No como as águas do oceano avançam sem piedade através dos diques destruídos.

(S. TOMÁS MORO, A Agonia de Cristo)
(citação AMA)

DOUTRINA: A elevação sobrenatural e o pecado original

A elevação sobrenatural 1 - b

Embora o facto do fim do homem ser a amizade com Deus, a Revelação ensina-nos que, no princípio da história, o homem se rebelou e recusou a comunhão com o seu Criador: é o pecado original, também chamado queda, precisamente porque antes tinha sido elevado à proximidade divina. Não obstante, ao perder a amizade com Deus, o homem não fica reduzido ao nada, mas continua a ser homem, criatura.
(in News Letter, O.D., temas doutrinais)
(citação AMA)

Agradecimento: António Mexia Alves

Sem comentários: