Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Temas para reflexão

Meditação:

Somos infinitamente mais afortunados que aquelas gentes que procuravam Jesus, percorrendo lugares, de barco, a pé, numa ânsia de O encontrar, de estar com Ele, de ouvir as Suas palavras de vida eterna. Para nós, é tão fácil encontrá-lo! O lugar onde Ele está, à nossa espera, é no Sacrário, sob as espécies consagradas. É aí que, seguramente, O encontraremos… sempre!
(AMA, meditação sobre Jo 6, 22-29, 2009.04.27)

Tema: Eucaristia Mistério da Fé

Que evidente se torna o fracasso dos sentidos ante o Santíssimo Sacramento! A experiência sensível, caminho natural para que a nossa inteligência conheça o que são as coisas, aqui não basta. Só o ouvido salva o homem do naufrágio sensível ante a Eucaristia. Só ouvindo a Palavra de Deus que revela o que a mente não percebe através da sensibilidade, e acolhendo-a com a fé, se chega a saber que a substância – ainda que não o pareça – não é pão mas sim o corpo de Cristo, não é vinho mas sim o sangue do Redentor.
(JAVIER ECHEVARRÍA, Carta aos fiéis da Prelatura do Opus Dei, Ano da Eucaristia, Roma, 06.10.2004)

Doutrina: Evangelium Vitae, 43 a

"Uma certa participação do homem no domínio de Deus manifesta-se também na específica responsabilidade que lhe está confiada no referente à vida propriamente humana. Essa responsabilidade atinge o auge na doação da vida, através da geração por obra do homem e da mulher no matrimónio, como nos recorda o Concílio Vaticano II: « O mesmo Deus que disse "não é bom que o homem esteja só" e que "desde a origem fez o ser humano varão e mulher", querendo comunicar uma participação especial na sua obra criadora, abençoou o homem e a mulher dizendo: "crescei e multiplicai-vos"».
(JOÃO PAULO II, Evangelium Vitae, 43 a)

Agradecimento: António Mexia Alves

Sem comentários: