Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quarta-feira, 3 de março de 2010

Yamoussoukro, a grande Basílica africana


É muito parecida com a de São Pedro, no Vaticano, porém encontra-se em África. Trata-se da Basílica de “Nossa Senhora da Paz”, conhecida também como Yamoussoukro, na Costa do Marfim. A sua nave central consegue acolher 7.000 pessoas sentadas e 11.000 em pé.

A primeira pedra foi abençoada em 1985, enquanto foi consagrada em 1990 pelo Papa João Paulo II. O país conta com uma exígua presença católica, apenas 300.000 fiéis num total de 10 milhões de habitantes; todavia, a construção desta basílica foi encorajada pelo então presidente Felix Houphouët-Buignet. Na diocese, os católicos constituem 13% da população.

Mesmo tendo todas as características, não é uma réplica da Basílica do Vaticano. Alguns chamaram-na porém de “São Pedro”, porque foi inspirada quase inteiramente nela. Uma diferença está na grande cruz colocada no alto de Yamoussoukro. Além disso, a cúpula é ligeiramente mais baixa do que a de São Pedro, a pedido do Papa. Nossa Senhora da Paz de Yamoussoukro não é uma Catedral, mas uma Basílica menor administrada pelos palotinos. A catedral encontra-se nas proximidades e é dedicada a Santo Agostinho.

Quem projectou a grande igreja africana foi o arquitecto libanês Pierre Fakhory. O mármore foi importado da Itália e da Espanha, enquanto os cristais provêm da França. Os jardins que acolhem os peregrinos são simétricos, no molde dos jardins franceses de Versalhes. Há duas estátuas douradas da Virgem. O maior vitral do mundo encontra-se nesta Basílica. Foi fabricado em Nanterre, França, com 7.363 metros quadrados.

Esta Basílica é meta de peregrinação constante, acolhe fiéis de todo o mundo e foi palco de importantes encontros, entre os quais o Dia Mundial do Enfermo.

“No dia em que este Santuário foi consagrado a Nossa Senhora da Paz, recordamo-nos que os primeiros evangelizadores que chegaram a esta terra consagraram a Igreja nascente a Nossa Senhora. Nossa Senhora da Paz, confiamos a ti novamente a Igreja desta diocese, todas as dioceses deste país. Por meio de sua intercessão, as consagramos ao teu Filho. Ó Virgem Maria, guia-nos rumo ao teu Filho, Aquele que é o Caminho, a Verdade e a Vida!”.

(Fonte: H2O News com edição de JPR)

Sem comentários: