Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

segunda-feira, 29 de março de 2010

Temas para reflexão

Se ainda não a fizemos estamos muito a tempo da Confissão Quaresmal. Normalmente, nos três primeiros dias desta semana as Paróquias dispõem de Sacerdotes suficientes para nos atenderem. Não teremos nenhuma desculpa.
Custa!
Talvez, sim, mas o bem que se alcança vale bem o esforço que fizermos para concretizar essa obrigação de cristãos.
(AMA, comentário sobre a Confissão Quaresmal, 2010.02.21)

Meditação:

Jesus que muito pouco tem de Seu, - talvez a túnica que veste e as sandálias que calça - muito menos ouro ou prata, vê-se envolvido, sem querer em questões que têm a ver com dinheiro: para dar uma resposta, lapidar, sobre a justiça pede um denário (a César o que é de César a Deus o que é de Deus), manda Pedro à pesca para, da boca de um peixe, tirar um estáter para pagar o imposto dos dois, recusa-se a arbitrar sobre uma herança, e, agora, há uma falsa questão sobre uma despesa considerada excessiva. Falsa questão, sim, como Ele próprio declara a Judas que, não obstante, acabará por vender o Mestre exactamente pela mesma importância sobre a qual agora reclama. È verdade… o Dono e Senhor do universo é trocado pelo preço de um frasco de perfume!
Em tão pouca conta tinhas a vida do teu Mestre, Judas, que não foste ao menos, capaz de regatear o preço pelo qual O vendias?
E eu, quantas vezes, miseravelmente, não O troco pela ninharia de um prazer fugaz e efémero, por uma outra coisa qualquer que o único sinal que deixa é o travo amargo da cedência, do pouca coisa que sou; quantas vezes? (AMA, meditação sobre Jo 12, 1-11 2009.04.06)

Via-Sacra:

Sempre a Paixão do Senhor me trouxe ao coração sentimentos mistos de tristeza e alegria profundas.
Tristeza não pela Paixão propriamente dita, não obstante a sua crueza e trágica realidade, mas pela maldade e indiferença dos homens, minhas também, perante tal magnifico gesto de suprema amizade: dar a vida pelos seus amigos.
Alegria ao realizar a importância concreta que, aos olhos de Deus, teve e tem a humanidade, onde me incluo, para merecer tal sacrifício.
A Via-sacra recorda-me esta realidade: O preço que Jesus pagou para que eu possa ser feliz aqui e na Vida Eterna. A sua devoção ajuda-me a compenetrar-me disso e a manter vivos no meu coração os desejos, afectos e inspirações para me esforçar por viver como O Senhor querem. Tempo de drama e de angústia, a Paixão do Senhor; mas tempo de esperança e alegria também.
Que nesta Quaresma eu me encontre verdadeiramente com Jesus. Que a meditação da Sua Paixão e Morte inculquem no meu coração firmes propósitos de melhorar a minha vida em todos os aspectos, mas, principalmente, na devoção verdadeira, no amor entranhado, na luta constante, no repúdio por tudo aquilo que me possa afastar do caminho da salvação Eterna. Que estas cenas que procurarei viver intensamente, movam a minha vontade de forma irrevogável, em me afastar de todas as ocasiões de pecado. (AMA, Porto, Quaresma de 1987)

Agradecimento: António Mexia Alves

Sem comentários: