Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quarta-feira, 10 de março de 2010

Temas para reflexão

Tema: Mandamentos da Lei de Deus

Deus manifesta-nos a Sua Vontade através dos Mandamentos que são a expressão de todas as obrigações e a norma prática para que a nossa conduta esteja dirigida para Deus. Quanto fielmente os cumpramos, tanto melhor amaremos o que Ele quer. (Francisco Fernández CARVAJAL, Falar com Deus, Tempo Comum, 3ª Sem., 3ª F.)

Doutrina: Vida humana (Evangelium Vitae 11)

«Por isso, quando declina o sentido de Deus, também o sentido do homem fica ameaçado e adulterado, como afirma de maneira lapidar o Concílio Vaticano II: "Sem o Criador, a criatura não subsiste. (...) Antes, se se esquece Deus, a própria criatura se obscurece". O homem deixa de conseguir sentir-se como "misteriosamente outro" face às diversas criaturas terrenas; considera-se apenas como um de tantos seres vivos, como um organismo que, no máximo, atingiu um estado muito elevado de perfeição. Fechado no estreito horizonte da sua dimensão física, reduz-se de certo modo a "uma coisa", deixando de captar o carácter "transcendente" do seu "existir como homem". Deixa de considerar a vida como um dom esplêndido de Deus, uma realidade "sagrada" confiada à sua responsabilidade e, consequentemente, à sua amorosa defesa, à sua "veneração". A vida torna-se simplesmente "uma coisa", que ele reivindica como sua exclusiva propriedade, que pode plenamente dominar e manipular. (JOÃO PAULO II, Evangelium vitae, 22 a)

Agradecimento: António Mexia Alves

Sem comentários: