Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 9 de março de 2010

O debate sobre abusos sexuais: nota da Sala de imprensa da Santa Sé...

…nega que a Igreja Católica coloque obstáculos ás investigações e salienta que centrar as acusações apenas na Igreja leva a distorcer a perspectiva.

O director da Sala de imprensa da Santa Sé Pe. Federico Lombardi, negou em comunicado que a Igreja Católica esteja a colocar obstáculos às investigações de abusos sexuais a menores em vários países da Europa Central.

Segundo este responsável, as Conferências Episcopais da Alemanha, Áustria e Holanda, entre outras entidades eclesiais, “responderam à manifestação do problema com rapidez e determinação”.

A ministra da Justiça alemã acusara esta Segunda-feira o Vaticano de bloquear as investigações de abusos sexuais a menores.
“Em muitas escolas e instituições houve uma espécie de muro de silêncio, que impediu que as informações chegassem à Justiça”, disse Sabine Leutheusser-Schnarrenberger em entrevista à rádio "Deutschlandfunk".

Falando da “gravíssima questão dos abusos sexuais de menores” em instituições administradas pela Igreja, o Pe. Lombardi diz que têm sido dadas provas de “vontade e transparência”.

Estes gestos, sublinha o director da sala de imprensa da Santa Sé, “aceleraram de alguma forma a expressão do problema, convidando as vítimas a falar quando se tratava de casos sucedidos há mais tempo”.

Para o Vaticano, “o ponto de partida correcto é o reconhecimento do que aconteceu e a preocupação com as vítimas e as consequências dos actos perpetrados contra elas”, procurando que no futuro “não se repitam estes factos gravíssimos”.

Após os casos acontecidos na Irlanda, com os quais o Papa mostrou a sua preocupação junto do respectivo episcopado, a nota do Vaticano sublinha que o direito canónico tem “procedimentos judiciais e penais” próprios para estas situações.

Neste contexto, é citada a Carta "De delictis gravioribus" de 2001, assinada pelo então Cardeal Joseph Ratzinger, que o Pe. Lombardi diz ter sido “um sinal decisivo para recordar ao episcopado a gravidade do problema”.

A nota divulgada esta Terça-feira conclui com votos de se façam “todos os possíveis” para proteger melhor os jovens e crianças “na Igreja e na sociedade” e de que se verifique uma “purificação da própria Igreja”.

“As pessoas objectivas e informadas sabem que a questão é muito mais ampla. Centrar as acusações apenas na Igreja leva a distorcer a perspectiva”, indica o Director da Sala de imprensa da Santa Sé Padre Federico Lombardi.

(Fonte: site Radio Vaticana)

Sem comentários: