Um homem considerado em estado vegetativo há cinco anos conseguiu responder com “sim” e “não” a perguntas dos médicos apenas com o pensamento, revela um estudo publicado ontem no New England Journal of Medicine, no qual participaram investigadores da Universidade
de Liége, na Bélgica, e Cambridge, no Reino Unido.
Em 2003, o homem de 29 anos, cuja identidade não foi revelada, sobreviveu a um grave acidente de trânsito.
A actividade cerebral do paciente foi examinada por meio da técnica de Imagem por Ressonância Magnética Funcional (IRMF). O estudo foi feito com 23 pacientes diagnosticados em estado vegetativo. Em quatro deles (17%) foram detectados sinais de consciência.
A técnica já tinha sido experimentada em pessoas saudáveis e permitiu descodificar respostas cerebrais com uma precisão de 100%. Agora, foi testada pela primeira vez num paciente que não podia nem falar nem se mexer, de forma a exprimir o que sentia. O doente foi examinado pela equipa médica de Steven Laureys, do Coma Science Group – a mesma que descobriu, há dois meses, que Rom Houben, um belga vítima de um acidente de carro e aparentemente em estado de coma durante 23 anos, tinha afinal plena consciência do que ocorria ao seu redor.
(Fonte: ‘Página 1’, grupo Renascença na sua edição de 04.02.2010)
Sem comentários:
Enviar um comentário