Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos começa hoje

Começa hoje mais uma Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, iniciativa com mais de um século que ocorre anualmente, por esta altura.

Trata-se de uma oportunidade para reflectir e debater maneiras de aproximar os que professam a fé em
Cristo. O ecumenismo é, de resto, uma das preocupações centrais do Pontificado de Bento XVI, que ainda há pouco tempo facilitou aos anglicanos a adesão à Igreja Católica.

No final do Conclave que o elegeu, Ratzinger afirmou que “o Papa deve trabalhar sem descanso para tornar visível essa unidade, porque é inerente à missão de Sucessor de Pedro”.

“Não basta ter bons sentimentos, é preciso desencadear gestos concretos que despertem as consciências, com vista à conversão interior, que é o pressuposto fundamental para avançar no caminho do ecumenismo”, acrescentou, então.

É neste contexto, de caminho de conversão, que o Papa encara a mais recente abertura da Igreja Católica aos anglicanos – um processo consolidado por uma Constituição Apostólica dedicada a estes grupos de cristãos que pediram para ser integrados na Igreja Católica Apostólica Romana.

A próxima visita do Papa a Inglaterra, prevista para Setembro, constituirá uma boa oportunidade para fazer uma avaliação do processo de diálogo com os anglicanos.

Durante esta deslocação, será beatificado John Henry Newman, um sacerdote anglicano, convertido ao catolicismo em 1845, ordenado padre católico dois anos depois e feito Cardeal pelo Papa Leão XIII, em
1879.

(Fonte: ‘Página 1’, grupo Renascença na sua edição de 18.01.2010)

Sem comentários: