Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Crónica de Torreciudad e não só

Bendita «loucura de amor», usando as palavras do próprio, teve S. Josemaría Escrivá quando idealizou homenagear a Nossa Mãe através da edificação do Santuário de Torreciudad junto à Ermida existente num promontório sobre o rio Cinca e donde desde o século XI se venera uma imagem românica de Nossa Senhora dos Anjos.

Permitam-me que antes de vos falar de Torreciudad, vos diga que iniciei a minha viagem por Santiago de Compostela, aonde tive de me deslocar por razões de carácter profissional acompanhado pela minha mulher, mas não pude deixar de me juntar em oração às celebrações que decorrem em 2010 do Ano Jubilar de Santiago, sendo que tal ocorre sempre que o dia 25 de Julho, dia de São Tiago, calha a um Domingo.

Na sexta-feira, dia 15, assisti à Missa do Peregrino na Catedral ao meio-dia, presidida por três Bispos e concelebrada por 160 Sacerdotes italianos, a celebração foi em latim, com as leituras em espanhol e italiano, tendo sido lida uma mensagem que Bento XVI dirigiu a todos os Sacerdotes concelebrantes, antes da bênção final, houve o Botafumeiro que é sempre impressionante de se ver.

Daí, mais precisamente ontem Domingo, já em viagem pessoal, partimos para Saragoça tendo como intenção principal pedir, e agradecer a protecção maternal, à Virgem do Pilar, pelas minhas três Pilares, mulher, filha e sogra.

A Basílica, que havia recebido obras de restauro recentes, mais concretamente até 2008 para acolher os visitantes da Expo Zaragoza, está mais linda do que nunca e a Santa Capela dedicada a Nossa Senhora do Pilar é lindíssima e o retábulo representando, os convertidos junto ao Apóstolo S. Tiago admirando a chegada da Virgem Maria e a representação da vinda de Nossa Senhora ao centro e para veneração da Virgem do Pilar, à direita, uma imagem pequena com um manto, mas muito bonita e a devoção das pessoas é algo de profundamente marcante.

A Santa Missa é celebrada em horários diversificados várias vezes ao dia e aos Domingos e dias de preceito então são num número elevadíssimo, ontem Domingo assisti à Missa das 20h00 celebrada no altar-mor, cujo retábulo está esplendoroso após o restauro com as suas representações da vida, paixão e ressurreição do Senhor sempre acompanhado pela Virgem Santíssima.

De alma e coração cheios de alegria partimos esta manhã, sem primeiro havermos voltado à Basílica de Nossa do Pilar, devo-vos confessar que havia idealizado uma viagem com um cenário de neve e muito frio influenciado pelas notícias meteorológicas que nos chegaram há duas semanas, e já me via diante do branco e da pureza da neve paisagem a meditar nas múltiplas narrações da Sagrada Escritura, tanto no Antigo como no Novo Testamento em que o Senhor é coberto por uma luz resplandecente de branco, tentando reviver uma a uma, certo que não me lembraria de todas.

Também me imaginava a rezar à Virgem Santíssima envolta num esplendoroso manto branco pensando nas Aparições de Lourdes. Em vez de todas estas fantasias antecipadas, o Senhor presenteou-me com bom tempo e uma total segurança na estrada para chegar a Torreciudad. Como calcularão a aparente frustração degenerou num profundo sentimento de gratidão, pois o Senhor sabendo-me extremamente cansado ofereceu-me a segurança e proporcionou-me exercer um vivo sentimento de gratidão.

Chegados a Torreciudad, ainda que o coração nos impelisse a ir até ao Santuário, resolvemos retemperar forças, para depois sim cheios de amor e sem pressas subirmos até lá. Não vos faço uma descrição do Santuário de Torreciudad, pois certamente pecaria por omissão, apesar de esta ser a segunda vez que o visito, mas são tantos os detalhes de enorme beleza, o Retábulo com cenas da vida Jesus Cristo, a Coroação de Nossa Senhora, o Santíssimo e um nicho com a imagem da Nossa Mãe, a imagem em alabastro de S. Josemaría, o Altar-mor, o Cristo em bronze na Capela do Santíssimo e a própria Capela em si, a Capela da Sagrada Família, a Capela da Virgem do Pilar, as imagens de Nossa Senhora vindas de todo o mundo, os confessionários, sendo que a atmosfera de tranquilidade e de total silêncio são um convite à oração, à emoção e entrega total em espírito ao Senhor e à Virgem Santíssima. Permitam-me este detalhe de “pieguice” pessoal, mas após haver recebido a Sagrada Eucaristia chorei de alegria e gratidão.

Uma bênção que recebi há três anos quando visitei o Santuário pela primeira vez, foi ter recorrido ao Sacramento da Reconciliação no Confessionário nº 6 na Capela de Nossa Senhora do Pilar, confessionário esse, que eu ao tempo desconhecia, havia sido dois meses antes da sua partida para a Casa do Pai e da inauguração do Santuário, o mesmo em que S. Josemaría se confessou a D. Álvaro e acto imediato, e num espírito de enorme alegria, este se confessou a S. Josemaría.

Obrigado queridíssimo S. Josemaría por tão magnífica “loucura” que é este extraordinário Santuário Mariano!

Torreciudad, 18 de Janeiro de 2010

JPR

P.S. – se tem facilidade em entender o espanhol não deixe de ver os vídeos abaixo. Permito-me realçar no segundo, a explicação de Retábulo feita pelo seu autor, as suas palavras e a beleza das imagens são emocionantes, bem como o amor e carinho com que o artista se refere a S. Josemaría, que não chegou a conhecer, não perca. Obrigado!

Sem comentários: